quinta-feira, 2 de junho de 2011

Endotérmicos versus Ectotérmicos: vantagens e desvantagens

Ectotérmicos, também conhecidos como heterotérmicos, exotérmicos, pescilotérmicos ou animais de sangue frio,  não produzem calor suficiente para se aquecer, dependem, por isso, da temperatura do ambiente em que estão, do qual recebem calor. Peixes, anfíbios e repteis são exemplos  de ectotérmicos.

Endotérmicos, também conhecidos como homeotérmicos ou animais de sangue quente, mantém sua temperatura  geralmente mais alta e constante que o ambiente em que estão inseridos.Aves e Mamíferos são os únicos animais endotérmicos. Sua temperatura corpórea depende, dentre outros fatores, da sua alimentação.
Considere as curvas vermelha e azul e os eixos dos dois gráficos. Qual delas representa um animal endotérmico e qual delas representa um animal ectotérmico?

Os animais ectotérmicos representam a grande maioria dos representantes do Reino Metazoa. Se essa característica é tão frequente, podemos perguntar: qual é a vantagem de ser ectotérmico?

Os animais endotérmicos alimentam-se relativamente mais que os animais ectotérmicos. Considerando que essa característica  tem essa desvantagem (alto gasto energético), qual é a vantagem de ser endotérmico?


Ectotermia: Um acesso de baixo custo a vida
A vantagem da ectotermia está relacionada com a desvantagem da endotermia:demanda de alimento.
Ectotérmicos demandam menos alimento que endotérmicos. Assim, esses animais podem viver em ambientes pobres em alimentos, como desertos.
Existem endotérmicos no deserto, mas os ectotérmicos são muito mais frequentes nesse ambiente.
A ectotermia é, por isso, econômica energeticamente.
Entretanto, a ectotermia tem sua desvantagem: a dependência da temperatura externa. Necessitam ser aquecidos por uma fonte externa, para otimizar o ação enzimática.


Répteis em ambientes deserticos: a baixa demanda energética permite o sucesso nesses ambientes.


Homem-cobra: espécie rara de réptil endotérmico
Endotérmicos
Aves e Mamíferos produzem grande quantidade de calor devido a uma intensa alimentação, como discutimos na parte 1. A desvantagem óbvia é a necessidade constante de alimento. A vantagem é que nesse processo a temperatura corpórea é mantida alta e constante, o que favorece a atividade enzimática. Isso permitiu que esses animais conquistassem ambientes frios.


Está vendo alguma cobra ou calango na foto?

Endotérmicos versus Ectotérmicos: gráficos

Já analisou os gráficos do início do texto? Qual curva representa um endotérmico e qual o ectotérmico?



Vamos a resposta:



Um endotérmico mantém sua temperatura estável, por isso é chamado de homeotérmico (curva vermelha). Sua temperatura corpórea não varia, entao, em relação a temperatura ambiental. Entretanto, seu metabolismo varia, reduzindo a medida que a temperatura ambiental aumenta, como discutimos na parte 3. O aumento do metabolismo em temperaturas ambientais altas ocorre, no mamífero, por causa da sudorese, que é dependente de ATP.

A temperatura corporal de um ectotérmico, assim como seu metabolismo,  aumenta conforme a temperatura ambiental aumenta, por isso é chamado de heterotérmico.


SAIBA MAIS:

12 comentários:

  1. eu quero saber porque os animais endotérmicos comem mais que os exotérmicos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles precisam de mais energia que serve como "combústível" para que ocorra diversas reações no organismo. Eles possuem metabolismo mais rápido e complexo, ou seja, essas reações ocorrem mais rapidamente e em grande quantidade, assim precisa de energia.
      Por que elas ocorrem mais rápido e em grande quantidade? Porque agora o organismo em mais uma tarefa: regular a temperatura corporal.

      Excluir
  2. cara ta aí!

    pq eles necessitam gerar mais energia para produzir calor, os endotérmicos se alimentam para produzir calor, enquanto os ectotérmico necessitam de pouca demanda alimentícia, com grande parte da energia sendo direcionada a biomassa. Por isso, os ectotérmicos vivem tão bem, em ambientes com pouca disponibilidade de alimento como os desertos, pois são dependentes de fontes externas de energia, para elevar - se a temperatura corporal.

    Espero ter ajudado

    ResponderExcluir
  3. eu quero saber a vantagem evolutiva de ser homeotérmicos

    ResponderExcluir
  4. Homem-cobra? Por favor né ¬¬

    ResponderExcluir
  5. Legal a descontração do homem-cobra :)

    ResponderExcluir
  6. homem cobra espece rara plmds tira total respeito al conteúdo mds pensa antes né pfv vai

    ResponderExcluir
  7. Muito boa explicação, nota 10...
    Perdi tudo no homem cobra kkkkkkkk muito bom mesmo

    ResponderExcluir
  8. muito bosta nao gostei faiz um aplicativo bom seu bando de corno

    ResponderExcluir
  9. opa mandei errado era pra minha mae foi mau mais vcs ainda e corno kkkkk

    ResponderExcluir
  10. meu nome e luiz eduardo silva da luz eu estudo em nova patria

    ResponderExcluir

O que você quer ver no blog da Sala BioQuímica?