quinta-feira, 21 de abril de 2011

Termorregulação, parte 1


A Endotermia é a capacidade de um organismo de se manter uma temperatura corpórea elevada pela produção interna de calor. Os ectotérmicos, por oposição, dependem de fontes externas de calor, principalmente de radiação solar.

A endotermia permite a manutenção de uma temperatura ótima para a ação de enzimas . Apenas aves e mamíferos são endotérmicos.
Para que um animal seja endotérmico são necessários alto metabolismo, isolantes térmicos, e sistemas de resfriamento.
O alto metabolismo permite grande produção de energia, grande parte dela calor. Não é vantajoso para o animal dissipar toda essa energia para o ambiente. Assim, isolantes térmicos permitem que parte dessa energia contribua com uma maior agitação das partículas, ou seja, maior temperatura. Da mesma forma, a hipertermia é desvantajosa, e em certas situações o animal deve aumentar a transferência de calor para o meio.
Ou seja, um animal homeotérmico deve ter uma alta temperatura, mantida constante, evitando aumentos (graças ao sistema de resfriamento) ou diminuições (graças ao aumento do metabolismo e a isolantes térmicos) dessa temperatura.

Vamos estudar em parte cada um dos elementos da termorregulação.

1. Alto metabolismo energético
Se falamos de metabolismo energético e regulação da temperatura, devemos ter atenção ao processo da respiração celular:

Vamos analisar 3 elementos desse processo:
Parte da energia produzida é utilizada em reações de produção de ATP. Mas nem toda ela. Uma outra parte é liberada na forma de calor. Assim, a respiração celular é o processo metabólico que o animal endotérmico (aquele que produz seu próprio calor) utiliza para se aquecer.
A energia produzida no processo vem da oxidação completa da glicose. Como mamíferos e aves precisam de energia não apenas para seus trabalhos biológicos, mas também para produzir uma grande quantidade de calor, esses vertebrados devem ingerir grande quantidade de alimento. Animais endotérmicos são, dessa forma, aqueles que se aquecem utilizando energia obtida principalmente pelo alimento.
O agente oxidante da glicose é o oxigênio. É o aceptor final de elétrons da cadeia respiratória. Se aves e mamíferos realizam intensa respiração celular, a produção de calor pelos endotérmicos depende de altas taxas de oxigênio. Dessa forma, esses animais devem captar grande quantidade de oxigênio do ambiente (pela ventilação pulmonar) e distribuir de maneira muito eficiente esse gás pelos tecidos corpóreos (perfusão).

Assim, a endotermia depende de intensa alimentação e eficientes ventilação pulmonar e perfusão. E, ainda, de grande quantidade de mitocôndrias,organela responsável pelos passos mais rentáveis da respiração celular.


Por que apenas aves e mamíferos são endotérmicos?

Aves e mamíferos alimentam-se constantemente. Grande parte desse alimento é dedicado para a produção de calor.
Esses dois grupos apresentam sistema respiratório muito eficiente nas trocas gasosas. O pulmão dos mamíferos é alveolar, com alta superfície de contato. Sua exclusiva hemácia biconcava é também muito eficiente nas trocas gasosas.




Já o sistema respiratório de aves permite armazenamento de ar nos sacos aéreos: tanto a expiração, como na inspiração o ar atravessa o pulmão, ocorrendo com isso hematose nesses dois momentos.

Em aves e mamíferos encontramos uma circulação dupla completa, que permite que os tecidos recebam sangue com alta taxa de oxigênio. (Em répteis e anfíbios a circulação é dupla incompleta, havendo mistura de sangue venoso e arterial ).

Os dois grupos apresentam grande número de mitocôndrias em suas células.
Assim, aves e mamíferos captam muito combustível (glicose) e comburente (oxigênio), transportam de maneira eficiente esse comburente para células que apresentam muitas mitocôndrias. Isso permite alta produção de energia, tanto química (no ATP), como térmica.

São, então, características essenciais para a endotermia: certo comportamento alimentar (captação intensa de alimento), sistema respiratório eficiente, circulação dupla completa.
----------------------------------------------------------------------
Qual é a vantagem da Endotermia? E qual é a sua desvantagem?
Que outras características são importantes para que um animal seja homeotérmico ?



Um comentário:

  1. Parabéns esta explicação está optima. estou a fazer um trabalho sobre o tecido sanguineo e tirei daqui informaçoes bastante importantes.
    obrigada

    ResponderExcluir

O que você quer ver no blog da Sala BioQuímica?