terça-feira, 3 de maio de 2011

Cadeia de detritos: questão da UNICAMP


Resolva a questão abaixo:

(UNICAMP 2000) A fauna de fundo de cavernas é caracterizada por turbelários, minhocas, sanguessugas, muitos crustáceos e insetos, aracnídeos e caramujos. Os vertebrados são representados por peixes, salamandras e morcegos. Os morcegos se refugiam na caverna durante o dia. Geralmente os animais são despigmentados e os peixes são cegos. Muitos insetos, miriápodes e aracnídeos têm pernas e antenas desmesuradas, não raro densamente revestidas de cerdas. Alguns besouros têm cerdas distribuídas pelo corpo todo. A umidade constante é de especial importância; geralmente os animais são estenotermos. O alimento é raro, a escuridão é
completa, faltam vegetais. (Adaptado de Mello Leitão, C. Zoogeografia do Brasil, 1943)
a) Pode-se dizer que foi a falta de luz que fez com que os peixes ficassem cegos? Explique sua resposta do ponto de vista evolutivo.
b) No texto são citadas adaptações que permitem aos animais sobreviverem nesse ambiente. Identifique uma delas e explique a sua função.
c) Construa uma cadeia alimentar de três níveis tróficos que pode ocorrer em cavernas, utilizando as informações do texto.

Depois de resolver sozinho as questões, leia os comentários da equipe da UNICAMP:

COMENTÁRIOS DA QUESTÃO (EQUIPE UNICAMP)
"Resposta esperada:
a) Não. A falta de luz selecionou os peixes cegos por estarem melhor adaptados às condições da caverna e por desenvolverem outras adaptações mais vantajosas (como órgãos do sentido mais desenvolvidos). (2 pontos)
b) Pernas longas, permitindo perceber uma área maior ao redor; ou: muitas cerdas, permitindo maior sensibilidade táctil; ou: antenas desenvolvidas, permitindo maior quantidade de receptores sensoriais. (2 pontos)
c) Exemplos de cadeias possíveis:
• fezes de morcego – besouro – aranha;
• turbelários – crustáceos – peixes;
• inseto – aracnídeos – salamandras. (1 ponto)

Respostas acima da média
a) Não. Podemos dizer que a falta de luz selecionou os peixes que não dependiam dos olhos mas dos outros sentidos.
b) O surgimento de cerdas pelo corpo suplanta a falta da luz pois aumenta a capacidade do animal em
tatear o meio.
c) Insetos → aracnídeo → morcegos.

Resposta abaixo da média
a) Sim pois segundo Lamarck os órgãos que não são utilizados acabam atrofiados.
b) Cerdas que protegem das baixas temperaturas.
c)

Comentários
Esta questão envolveu conhecimentos integrados de Ecologia, Evolução e Zoologia relacionados ao ambiente específico de cavernas. Porém não exigia que o candidato conhecesse de antemão as características
desse ambiente e dos seres que nele vivem, já que foram dadas as informações no texto. O candidato deveria nelas se basear para formular suas respostas.
A questão se mostrou relativamente fácil, com média geral de 2,30. Praticamente não ocorreram provas em branco e o número de notas zero foi baixo (6%).

Os erros mais freqüentes notados durante a correção foram: aceitação de que a falta de luz fez com que os peixes ficassem cegos, segundo a explicação lamarckista (veja exemplos de nota); confusão entre lamarckismo e darwinismo; atribuição de função de absorção de umidade às cerdas; inclusão de vegetais nas cadeias alimentares (veja exemplos de nota), o que revela leitura desatenta, já que o texto se refere à escuridão completa e à ausência de vegetais."



Pergunta do blog: Qual é a diferença entre cadeia de pastejo e cadeia de detritos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você quer ver no blog da Sala BioQuímica?