segunda-feira, 19 de maio de 2014

Evolução biológica não é necessariamente melhora nem aumento de complexidade

por Fabio Dias Magalhães





Evolução biológica é "descendencia com modificação" ou seja, a capacidade dos seres vivos de se modificar ao longo das gerações.  E isso ocorre devido a ação de mecanismos evolutivos, como a mutação, a recombinação genética, a seleção natural, cruzamento consanguíneo, catástrofes e outros.
Evolução biológica não tem um sentido de melhora, mas de modificação das populações ao longo das gerações . Essas modificações podem permitir melhor adaptação e por isso serem favorecidas pela seleção natural. Ou  podem ser neutras ou, ainda, desfavorecer a adaptação. Por exemplo, cruzamentos consanguíneos  aumentam a homozigose e a expressão de doenças recessivas e são exemplos de alteração evolutiva.  Ou uma catástrofe, que reduz a biodiversidade, podem ser mecanismo evolutivo ( deriva genética). Ou seja, nem sempre evolução significa melhor adaptação.

E ainda não podemos dizer que uma espécie é mais evoluída que outra. Cada espécie atual está apta para o ambiente em que se encontra.O homem não é mais evoluído que peixes.  Jogue o homem nu no oceano e verá quem vencerá a luta pela sobrevivência. Da mesma forma, o homem não é mais evoluído que outros primatas.

Evolução não é, necessariamente, aumento da complexidade. Muitas vezes  na evolução ocorrem perdas de características. Não temos branquias funcionais apesar de evoluirmos de peixes, cobras não tem patas apesar de descenderem de tetrápodas, o cipó-chumbo é uma planta que perdeu a capacidade fotossintética. Essas perdas não são chamadas "involuções", são exemplo também de evolução. Veja abaixo:

A serpente, apesar de ápode, é um Tetrapoda por descender de tetrápodas.



O cipó-chumbo (a planta amarela enroscada em outra na foto) é uma planta, apesar de não fazer fotossíntese.



A idéia de evolução como aumento da complexidade é lamarkista. É como uma escada ou algo linear. E é representada abaixo:




Já a ideia darwinista  indica não uma sequencia linear de melhora, mas sim divergências a partir de um ancestral. A evolução é representada, assim, como uma árvore:



Em uma interpretação lamarckista, o ser humano seria mais evoluído que seus ancestrais. Mas isso NÃO é um intepretação correta da evolução biológica.




Entretanto, segundo Darwin, a  evolução não é como uma escada, mas como uma árvore, em que as espécies compartilham ancestrais mas também demonstram divergências. A  evolução (ou filogenia) dos primatas seria corretamente representada na figura abaixo:


UPDATE: Este tema do blog foi abordado no ultimo ENEM (2014) na questão a seguir:

RESPOSTA: Conforme vimos no texto acima, evolução é descendencia com modificação. Apenas a letra A é correta. Perceba que a resposta deve se contrapor a ideia incorreta de que o "homem é o ápice do processo evolutivo".


Para saber mais
Somos todos macacos?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você quer ver no blog da Sala BioQuímica?