Os sistemas nervoso e endócrino coordenam os outros sistemas e essa coordenação depende de sinalização. O sinal do sistema endócrino é o hormônio, enquanto o sinal do sistema nervoso é o impulso nervoso. O impulso nervoso é gerado, conduzido e transmitido pelo neurônio.
O neurônio é composto de dendritos, corpo celular e axônio. O impulso nervoso é gerado no dendrito e é conduzido até o axônio, que o transmite para um outro neurônio ou um órgão alvo , induzindo uma resposta biológica.
Despolarização e repolarização
O impulso nervoso é uma troca de cargas na membrana, que percorre a célula. Fala-se que o potencial da membrana é negativo. No impulso nervoso ions positivos sódio entram na célula por causa da abertura de canais, e isso muda o potencial de positivo para negativo, esse fenômeno é chamado de despolarização. Observe a figura abaixo:
Observe, no detalhe do circulo, que a entrada de cátions Na+ altera o potencial de menbrana, que se torna positivo ( na face interna), o que é chamado de despolarização. Essa alteração se propaga na célula, no caso, da esquerda para direita. Este é o impulso nervoso. Depois, cátios K+ saem da célula, tornado o potencial da face interna da membrana novamente negativo, fenômeno chamado repolarização. . Observe novamente, na proxima figura, como a entrada de Na+ causa despolarização e a saída de K+ causa a repolarização.
Observe, a esquerda, que a entrada de sódio Na+ ao aumento do potencial de membrana no gráfico (despolarização) . Já a saída de K+ leva a redução do potencial de membrana (repolarização).
Na figura observe a despolarização (2, abertura de canais de sódio) causando o aumento do potencial de membrana e a repolarização (3, abertura de canais de potássio) levando a diminuição desse potencial.
Bainha de mielina
Neurônios podem ter axônios envolvidos por bainha de mielina, que aumenta a velocidade do impulso nervoso. A despolarização ocorre apenas nos locais não mielinizados, assim o impulso nervoso é saltatório em neurônios mielinizados.
Acima, figura monstrando o impulso nervoso saltatório.
A figura acima representa como a destruição da bainha de mielina leva à redução da velocidade do impulso nervoso.
A bainha de mielina é produzida quando células de Schwann envolvem o axônio, com mostrado na figura a seguir:
Transmissão do impulso nervoso
O axônio transmite o imlpuso nervoso para outras células através da liberação de sinais que são por isso chamados de neurotransmissores. Não há uma ligação morfológica entre neurônio e célula alvo,mas sim uma fenda chamada de sinapse. Os neurotransmissores se ligam a receptores da célula alvo, que são canais de sódio que nesse momento se abrem causando despolarização nessa célula.
Veja, no detalhe da figura acima, como o neurotransmissor causa a abertura do canal de sódio e, como isso a despolarização.
Para conhecer com mais detalhe como funcionam esses transportes de íons que levam ao impulso nervoso, clique AQUI.
SAIBA MAIS
Curso Por dentro e links para estudoSistema endócrino: comentários, vídeos e listas de questões
Nenhum comentário:
Postar um comentário