sábado, 26 de abril de 2014

O que é um hormônio?

por Fabio Dias Magalhães





O sistema nervoso e o sistema endócrino têm a função de coordenar os outros sistemas.   O primeiro produz um rápido sinal chamado de impulso nervoso, que estimula células-alvo através da neurotransmissãoJá o sinal  do sistema endócrino é chamado de hormônio.

Hormônio é um sinal químico produzido por glâdulas endócrinas, é por isso transportado pelo sangue, e se liga a células-alvo induzindo uma resposta biológica.  O estudo do sistema endócrino procura responder então certas perguntas:  Qual é glândula endócrina estudada? Qual hormônio é produzido? Ele atua em quais órgãos? Induzindo quais respostas biológicas?


FIGURA 1 Impulso nervoso e hormônios são sinais de dois sistemas de coordenação, respectivamente o nervoso e o endócrino. A resposta nervosa é mais rápida, enquanto que a resposta hormonal é geralmente mais duradoura.
FIGURA 2 Glândulas exócrinas, como as salivares, liberam suas secreções em cavidades. Já as glândulas endócrinas liberam suas secreções (hormônios) em vasos sanguíneos.


FIGURA 3  Hormônio é um sinal químico que é transportado pelo sangue e que induz uma resposta biológica em células alvo. Analisando a figura, responda: o que define uma célula alvo?



A natureza química dos hormônios

O que define a especificidade de um hormônio para uma célula são os receptores dessa célula, que podem estar na membrana plasmática ou dentro do núcleo. A natureza química de um hormônio interfere na sua atuação na célula. Hormônios apolares ( como os esteroides e T3 e T4) atravessam a membrana e se ligam a receptores nucleares enquanto hormônios proteicos (como insulina) que são polares e por isso não atravessam a membrana plasmática e se ligam a receptores na membrana plasmática.




FIGURA 4 Hormônios protéicos se ligam a receptores na membrana plasmática, o que induz a uma resposta produtora de segundos mensageiros, ou seja, moléculas sinalizadoras intracelulares. São exemplos de hormônios compostos de aminoácidos: insulina, glucagon , hormônios hipofisários (como hormônio do crescimento, prolactina e outros hormônios tróficos),  hormônios hipotalâmicos (como ADH, hormônio luteinizante e hormônio folículo estimulante). Quais são as funções desses hormônios?



FIGURA 5 Hormônios esteroides atravessam a membrana plasmática e se ligam em receptores nucleares da célula-alvo, induzindo a síntese de proteínas. São hormônios esteróides: cortisol, aldosterona, progesterona, estrogênio, testosterona. Quais são as funções desses hormônios?


FIGURA 6 Hormônios esteroides derivam do colesterol. Observe as funções dos hormônios.  Na figura testosterona e estradiol (estrogênio) são chamados de hormônios masculino e feminino.Apesar dessa ser uma classificação usual , esses hormônios ocorrem nos dois sexos. Um outro hormônio esteroide não citado é o calciferol, qual é a sua função?



FIGURA  7 Modificações químicas na síntese de hormônios esteroides.



 
FIGURA 8 Os  hormônios tireoideanos T3 e T4 também atuam em receptores nucleares, atravessando, portanto, a membrana plasmática. Eles aumentam o metabolismo e levam a produção de calor. Acompanhe na figura esse e outros efeitos.

 FIGURA 9  Os hormônios tireoideanos T3 e T4, que apresentam iodo, são fundamentais para o desenvolvimento, inclusive do sapo. São eles que induzem os processos de metamorfose. Assim , a presença de iodo na água é essencial para a metamorfose.

Vídeos

Hormônios e membrana plasmática

Hormônios esteróides


Ação da Tiroxina









SAIBA MAIS
Curso Por dentro e links para estudo
O que é impulso nervoso?
Biofísica de membranas e potencial de ação
Controle Endócrino do Metabolismo
Sistema endócrino: comentários,  vídeos e listas de questões


Um comentário:

O que você quer ver no blog da Sala BioQuímica?