sábado, 9 de fevereiro de 2013

Parabens, aprovados! (UFMG e outros vestibulares 2013 e vestibulares do meio de 2012)

PRIMEIRO LUGAR MEDICINA UFMG (mod. 1), QUINTO LUGAR MEDICINA UFMG (liv. conc.). 10 aprovações na medicina UFMG, 24 aprovações em outras faculdades de medicina (UNICAMP, UERJ, UFJF,UFOP, 5o lugar na UFSJ, etc) PRIMEIRO LUGAR BIOLOGIA NOTURNO (mod. 2), PRIMEIRO LUGAR BIOLOGIA NOTURNO (liv. conc), Terceiro lugar Biologia noturno (liv. conc), quinto lugar Biologia not (liv. conc), total de 48 aprovações!!


Gostaria de parabenizar a todos alunos da Sala que foram aprovados.

A Sala BioQuímica oferece cursos de revisão e aprofundamento e aulas isoladas. Procurarei colocar aqui o nome do aprovado e o curso ou aula que assistiu na sala. Os cursos sem datas se referem ao ano de 2012; no caso dos aprovados que fizeram cursos em outros anos, há especificação de tempo.

Para conversar diretamente com os aprovados, participe do grupo da comunidade no facebook, clicando aqui.

Saiba mais sobre os cursos da sala clicando AQUI.



APROVADOS:


Biologia UFMG 2013, o curso mais lindo: Juliana Cristina (Curso Genética e Evolução,  Curso de Revisão e Curso de Química), Laura Bubantz Fantecelle, QUINTO LUGAR (Curso Genética e Evolução), Lucas Castro, TERCEIRO LUGAR (Curso Por Dentro e Curso de Revisão), MATHEUS AUGUSTO CAILLAUX LUCIANO , PRIMEIRO LUGAR MODALIDADE 3 (Aula avulsa), RAFAEL MOREIRA LIMA PRiMEIRO LUGAR LIVRE CONCORRENCIA(Curso de revisão 2011 e Minicursos Doenças Cardiovasculares e Água!).

Medicina UFMG 2013: Monize Santana, PRIMEIRO LUGAR (Aula de Revisão Genética e evolução) , Lucas Athedeu, QUINTO LUGAR (Curso Genética e Evolução),  Jade Guimarães (Curso de Revisão e Curso de Química), Larissa Amora (Curso de Revisão), Rayssa Ferreira (Curso de Revisão e Curso de Química), Bárbara Theobaldo (Minicurso Divisão e direnciação celular e Curso de Revisão), Raquel Liana Neves (Curso de Revisão), Lucas Ferreira Silva (Curso de revisão),  Vanessa Queiroz (Curso Por dentro 2011), Rodrigo Valente amorzinho da Laura Vilaça (Aula de Revisão de Genética e Evolução).

Medicina UNICAMP 2013: Carol Baião (Curso de Revisão)

Medicina UFOP 2013: Pedro Calazans Rabello (Curso Por Dentro e Curso de Revisão)

Medicina UFJF  2013 Pedro Calazans Rabello (Curso Por Dentro e Curso de Revisão), Lucas Ferreira Silva ( Curso de Revisão)

Medicina UERJ 2013: Alessandra de Paula (Curso de Revisão)

Medicina UFOP  2013: Bárbara Tonelli Vacaiada (Curso de Revisão), 

Medicina UFV 2013: Monize Santana (Aula de Revisão de Genética e Evolução),Bárbara Tonelli Vacaiada (Curso de Revisão), 


Medicina UFS 2013: Monize Santana (Aula de Revisão de Genética e Evolução)

Medicina UFSJ: Thais Cerqueira, QUARTO LUGAR (Curso Genética e evolução)

Medicina UFAL: Rivelino Trindade (Minicurso Doenças Cardiovasculares)

Medicina UEPG: Jade Guimarães

Medicina UFF: Raquel Liana Neves

Medicina PUC MINAS 2013: Ana Luiza Valadão (Curso Por Dentro 2011),  Lucas Ferreira Silva ( Curso de Revisão)

Medicina Faculdade de Ciências Médicas 2013: Laura Vilaça (Curso de Revisão),  Lucas Ferreira Silva ( Curso de Revisão)

Medicina UNIUBE 2013: Jade Guimarães (Curso de Revisão)

Medicina UNI-BH 2012: Mariana Lima (Curso Por Dentro 2011)  e Marcela Bolmeni  (Curso de Revisão 2010)

Medicina UNESC 2012: Izabela Reis ( Curso Por Dentro 2011)

Medicina Barbacena Henrique Safar ( Curso Por Dentro)

Medicina Faculdade de Medicina de BarbacenaRivelino Trindade (Minicurso Doenças Cardiovasculares) 

Medicina UNIPACS: Rivelino Trindade (Minicurso Doenças Cardiovasculares)
 
Odontologia UFMG: Henrique Safar ( Curso Por Dentro)

Fonoaudiodiologia UFMG 2013: Gabriel Costa O rapaz de Nanuque (Curso Por Dentro)


 Biologia UFRJ 2013 Laura Bubantz Fantecelle  (Curso Genética e Evolução)

Biologia UFV: MATHEUS AUGUSTO CAILLAUX LUCIANO (Aulas avulsas de revisão)

Biologia PUC:  MATHEUS AUGUSTO CAILLAUX LUCIANO (Aulas avulsas de revisão)

Educação Física UFMG Madalena Duarte de Oliveira Lima, TERCEIRO LUGAR (Aulas de revisão de Genetica e evolução e de Fisiologia).


Educação Física UFV Madalena Duarte de Oliveira Lima, TERCEIRO LUGAR DE NOVO (Aulas de revisão de Genetica e evolução e de Fisiologia).

Educação Física UFLA Madalena Duarte de Oliveira Lima, TERCEIRO LUGAR OUTRA VEZ (Aulas de revisão de Genetica e evolução e de Fisiologia).


Para ver outros aprovados da sala, clique AQUI

Veja os depoimentos de alguns alunos clicando AQUI.


 

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Video aulas da USP

A USP oferece em seu site várias video-aulas para ensino médio no site:
http://www.eaulas.usp.br/portal/home

Lá o estudante encontra várias temas, inclusive aulas de biologia:

http://www.eaulas.usp.br/portal/intermediate-home!render.action?profession=Ciências+Biológicas&areaKnowledge=Biológicas



Inclusive o site oferece o curso O ser humano e o ambiente, que é bem enriquecedor para as nossas discussões do nosso  curso Ambiente e Saúde:

http://www.eaulas.usp.br/portal/discipline-intermediate!render.action?discipline=1951&knowledgeArea=Biológicas


Mais para frente devo fazer comentários sobre esse último bloco de vídeos, relacionando com as discussões feitas em sala de aula.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Questão de vitaminas

(Ufc) Os requerimentos nutricionais variam muito dentre os diferentes grupos de organismos e isso é conseqüência da diferente capacidade de síntese dos mesmos. Diferentes subgrupos de protistas flagelados apresentam diferentes requerimentos de tiamina (vitamina B1) na dieta. O subgrupo 1 deve ser suprido com tiamina na dieta. O subgrupo 2 requer somente tiazol. O subgrupo 3 necessite apenas que lhe sejam fornecidos aminoácidos simples. O subgrupo 4 necessita de pirimidina e tiazol. Com base nessas informações e observando a estrutura da tiamina a seguir, responda: 

estrutura molecular da tiamina 
a) Qual subgrupo apresenta a maior capacidade de sobrevivência com uma dieta pobre em tiamina? Justifique sua resposta.
b) Qual subgrupo não sobreviveria com uma dieta livre de tiamina? Justifique sua resposta. 


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RESPOSTA:
a) O subgrupo 3 possui a maior capacidade de síntese, uma vez que consegue sintetizar a vitamina B1 a partir de simples aminoácidos, podendo sobreviver com uma dieta pobre em tiamina.
b) O subgrupo 1 é o de menor capacidade de síntese, uma vez que precisa ter a tiamina na dieta. Não consegue sintetizar nenhum precursor. Portanto, não sobreviveria com uma dieta livre de tiamina.

 

domingo, 17 de junho de 2012

Curso de Inverno: Estequiometria, soluções e propriedades coligativas


Em Julho, na Sala BioQuímica, será oferecido pelo professor Adriano Guimarães o curso de Estequiometria,soluções e propriedades coligativas. As vagas são limitadas!

Aproveitando a oportunidade, conheça o cronograma do Curso de Química, dado pelo professor Adriano Guimarães:

Cronograma do  Curso de Química

Programação Sala Bioquímica – Curso extensivo de Química
Professor: Adriano silva Guimarães
Valor Mensal: R$ 200,00
Julho:
04/07/2012: Cálculos estequiométricos
11/07/2012: Cálculos estequiométricos
18/07/2012: Soluções
25/07/2012: Soluções Obs: 2 encontros para propriedades coligativas
Agosto:
01/08/2012: Funções e Reações Inorgânicas
08/08/2012: Funções e Reações Inorgânicas
15/08/2012: Química Orgânica


domingo, 10 de junho de 2012

Curso de Estequiometria e Soluções



No final de Junho o professor Adriano Guimarães oferecerá um curso de Estequiometria e Soluções, temas onipresentes nos vestibulares abertos e fechados e para os quais os alunos apresentam grande dificuldade. Serão 4 encontros com 4 horas de aula cada, mais 4 simulados. A aula ocorrerá nas tardes de quarta-feira (14h as 18h). Inscrições abertas! As vagas são limitadas!


Curso Estequiometria e soluções
4 encontros com 4 horas de aula
4 simulados
Quartas feiras de 14h as 18h
Investimento: R$200,00 a mensalidade

Contato: 9812 – 1845.

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Para saber mais da Sala



quarta-feira, 6 de junho de 2012

Parabéns, aprovadas!

Veja mais Aprovados da sala clicando AQUI e depoimentos clicando AQUI.

No começo desse ano, em uma mesa do shopping cidade, reunimos várias alunas e eu para conversarmos sobre o vestibular. Elas tinham sido reprovados no ano anterior.  Mas se juntaram, se apoiaram, e formaram um grupo quase sincicial de amigas. Perdemos um pouco de contato ao longo dos meses, mas elas continuaram juntas, estudando, se apoiando.

Bem, o grupo está se desfazendo.

Mas porque já começaram as aprovações, que eu tenho certeza que vão continuar.

Parabéns Mariana Lima e Marcela Bolmeni, colegas da UNI-BH e Izabela Reis, que vai estudar na praia, acadêmica da UNESC, todas futuras médicas.


Mariana Lima
 Izabela Reis

Marcela Bolmeni

Repito o que escrevi no facebook:
Começou! O grupo dos biosferas começa a se separar. Não por problemas, mas por vitórias. As vitórias da Bela, Marcela e Mariana são delas, graças a seus esforços, mas também nossa, como uma torcida que toma posse da conquista do seu time. São vitórias inspiradoras, motivadoras. O grupo vai se separando, vai deixando de ser um grupo de vestibulandos para se tornar um grupo de colegas da medicina. Encontraremos na mesma universidade, ou no intermed ou no hospital, ou em algum congresso, ou em um bar, ou sei la. Mas espero que nunca possamos nos perder. A vitória é uma consequencia do esforço e da persistencia. E ela será nossa, e ja está vindo, e já chegou.
  
 Os próximos aprovados serão Bruna Quintão, Matheus, Dácio, Sarah Alvarenga e Denniece. VamoTime!

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Sistema Endócrino: comentários, videos e lista de questões abertas


Por Fabio Dias Magalhães
Texto de apoio para o Curso Por Dentro

O sistema Endócrino, assim como o sistema nervoso, tem função de coordenação dos outros sistemas. Entretanto, existem diferenças entre essas duas formas de coordenação. 
Os sinais do sistema nervoso - impulso nervoso e neurotransmissão - são mais rápidos do que o hormônio, que é o sinal do sistema nervoso. Podemos entender porque: enquanto o neurônio faz sinapse diretamente com o órgão alvo, o hormônio é lançado no  sangue por uma glândula endócrina e transportado até o órgão que será estimulado e , por isso, é um sinal  de resposta mais lenta comparado ao impulso nervoso.

 O sistema nervoso se comunica através do impulso nervoso e da neurotransmissão, já o endócrino sinaliza através do hormônio (sinal químico que é transportado pelo sangue e se liga a células alvo)


São temas que o vestibulando deve  saber sobre sistema endócrino:

1)O controle da glicemia e calcemia;
2)A retroalimentação negativa (“feeedback” negativo);
3)O controle do metabolismo e da produção de calor;
4)O controle hidrossalino ( e por isso pressório);
5)O ciclo menstrual;
6)A ação dos hormônios tróficos hipofisários;
7)O controle do sistema imune.

 Glândulas Endócrinas e funções do sistema endócrino

Video-Aula


Diabetes

Questões

1. (Fuvest 94) Os seguintes eventos ocorrem em células das Ilhotas de Langerhans do pâncreas:

  I. secreção de hormônio no sangue;
 II. produção de proteína pelos ribossomos;
III. transporte de proteína ao aparelho de Golgi.

a) Em que ordem esses eventos ocorrem?
b) Que hormônios são produzidos nessas células?

2. (Unicamp 98) Os fumantes causam maiores danos às suas vias respiratórias ao introduzir nelas partículas de tabaco e substâncias como nicotina em concentrações maiores do que as existentes no ar. Estas substâncias inicialmente paralisam os cílios na traquéia e brônquios e posteriormente os destroem. Além disso, a nicotina provoca a liberação excessiva de adrenalina no sangue aumentando o risco de acidentes vasculares.
a) A que tipo de tecido estão associados os cílios?
b) Qual é a conseqüência da paralisação e destruição dos cílios das vias respiratórias?
c) Explique como os efeitos fisiológicos da liberação da adrenalina podem aumentar os riscos de acidentes vasculares.
d) Onde é produzida a adrenalina?

Repostas:

1. a) II - III - I
b) insulina e glucagon

2. a) Os cílios são prolongamentos celulares do epitélio cilíndrico pseudoestratificado que revestem o aparelho respiratório humano.

b) A paralisação ou destruição dos cílios acarreta o acúmulo de impurezas inaladas com o ar nas vias respiratórias.

c) A adrenalina provoca vasoconstrição e, conseqüentemente, aumento da pressão arterial. Este fato aumenta o risco de acidentes vasculares como a ruptura de vasos sanguíneos.

d) A adrenalina é produzida pela medula das glândulas supra-renais e pelas terminações nervosas do sistema nervoso autônomo simpático.


Baixe e imprima outras questões: 
Para Saber Mais




sábado, 2 de junho de 2012

Temperatura e os seres vivos


Temperatura é a medida da agitação das partículas e está relacionada a energia cinética média dessas. A vida só é possível em certa faixa de temperatura. A elevação da temperatura do planeta permitiu o surgimento e a permanência dos seres vivos no planeta.  Ou seja, se não fosse o efeito estufa, não haveria vida da forma que conhecemos.

Esse tema é muito frequente em vestibulares, que podem abordar a) importância do efeito estufa para a vida e efeitos do aquecimento global; b) Fatores que influenciam a atividade enzimática (relacionando ainda com cinética química) ; c)diferenças de homeotérmicos e heterotérmicos.

Estude no blog os vários assuntos que relacionam temperatura e seres vivos, clicando nos links:


1)Webquest Termorregulação: responda as perguntas!

2)Temperatura corpórea e homeostasia: Por queAnimais endotérmicos não estão em equilíbrio térmico com seu meio?

3)Termorregulação, Parte 1: Qual é a relação de alto metabolismo e endotermia? Por que apenas aves e mamíferos são endotérmicos?

4)Termorregulação, parte 2: Regulando a transferência de calor

5)Termorregulação, parte 3: Condições ambientais e temperatura corpórea. Quais ajustes permitem aos homeotérmicos a manutenção de sua temperatura durante variações ambientais?



8)A Geometria da vida: Como o porte do animal pode influenciar o seu metabolismo?



Para Saber Mais


segunda-feira, 21 de maio de 2012

Listas de questões abertas de Genética e Evolução

Por Fabio Dias Magalhães
Texto de apoio para o curso Genética e Evolução

Genética e Evolução são temas fundamentais da Biologia e, por isso, são questões frequentes em qualquer vestibular. Os temas geralmente são:

1)Genética: Leis de Mendel, Teoria Cromossômica da Herança, Análise de  heredogramas, Sistema ABO, Genética molecular, Ausência de dominância, Genética mitocondrial, Interação gênica, pleiotropia.

2) Evolução: Teorias, Fatores e evidencias evolutivas. Diferença entre homologia e analogia, convergência  e divergências adaptativas.

As questões se repetem bastante e, por isso, o treinamento de questões é fundamental para o sucesso no vestibular. Abaixo, ofereço as questões extras do curso Genética e Evolução. Os alunos não precisam imprimi-las, pois as receberão. Assim, os não alunos da sala podem usar o blog para seu treinamento. São 6 listas de questões abertas de vários vestibulares. No final ofereço uma lista de mais de 100 páginas, que nada mais é do que as 6 listas juntas

Lista 1 de Genética e Evolução
Lista Genetica e Evolucao 1
Lista 2 de Genética e Evolução
Questões extras de Genetica e Evolução 2
Lista 3 de Genética e Evolução
Questões extras de Genetica e Evolução 3
Lista 4 de Genética e Evolução
Questões extras de Genetica e Evolução 4


Lista 5 de Genética e Evolução (ênfase em Genética Molecular)
Questões extras de Genetica e Evolução 5
Lista 6 de Genética e Evolução (ênfase em Evolução)
Questões extras de Genetica e Evolução 6


Lista de Genética e Evolução (todas as listas juntas)
Questões extras de Genetica e Evolução






Saiba mais
Curso Genética e Evolução
Estude no Blog!
Curso por Dentro!
Evolução: a resposta biológica para  a pergunta da diversidade
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O que você quer ver no blog da Sala BioQuímica?