sexta-feira, 14 de maio de 2010

Depoimentos!



Veja os aprovados clicando AQUI.


"O Fábio é um grande professor. Além de se dedicar imensamente a cada um de seus alunos, oferecendo aulas em datas e horários inacreditáveis, apresenta uma abordagem diferenciada de ensino de Biologia para o vestibular, a qual é totalmente coerente com o que é cobrado na prova do ENEM e especialmente na prova de segunda etapa do vestibular da UFMG. Essa diferente óptica de ensino faz com que o aluno não só aprenda a estudar, focalizando o tipo de raciocínio que as provas exigem, como esteja seguro e bem preparado para as avaliações objetivas e discursivas as quais será submetido. A partir desse histórico de aprovações em vestibulares diversos, e conhecendo a competência e a  dedicação do professor Fábio - extensíveis ao professor Adriano - pode-se dizer que a Salinha Bio-Química é a “bala mágica” para quem quer passar no vestibular."

Marcelo Camargos1o lugar no vestibular de Medicina da UFMG 2011.



"Comecei a salinha de biologia do professor Fábio em agosto, durante o curso do 2º semestre. Foi uma experiência muito boa devido a vários motivos, como os que vou citar adiante.
Em primeiro lugar, a abordagem do professor é ligeiramente diferente daquela feita no cursinho e é isso que fazia a aula ser proveitosa e permitia um aprendizado efetivo. A interrelação realizada a todo momento entre diferentes áreas da biologia (e mesmo na química, não é Adriano?) propiciaram uma forma peculiar de raciocinar sobre a biologia e de armazenar todo o conhecimento adquirido.
O segundo aspecto trata da forma do professor de lidar com o aluno; não como o detentor da verdade, mas sim como alguém que está aberto a discussões e que não se envergonha de consultar diversas referências bibliográficas na frente de toda a turma. Além disso, é facilmente percebido que o Fábio é uma pessoa inteligente, que sabe rastrear dúvidas e entender as principais dificuldades dos alunos, buscando saná-las em seguida. Além disso, os temas de cada aula e a importância dada a cada assunto refletem a realidade dos principais vestibulares do país, que são abordados de forma muito interessante durante cada encontro.
O terceiro e último ponto trata do ambiente da salinha como um local de descontração e, ao mesmo tempo, de muito aprendizado. Marcávamos de sair ou mesmo assistir um filme na casa de uma colega (não é, Gabriela?), além da famosa "Questão com Porção". Além disso, o Fábio é uma pessoa muito amiga e que está sempre disposto a ajudar os alunos, apesar de esquecer vez por outra de corrigir as "pequenas" listas de exercício para casa que sempre fazíamos. 
Por fim, digo que vale muito a pena realizar um curso de biologia na Salinha Bioquímica, não apenas pela grandiosa ajuda durante a prova de vestibular (o Fábio acertou duas das três questões de biologia da segunda etapa e ainda acertou toda a biologia do Enem), mas também pela aquisição de precioso conhecimento e de muitos amigos e momentos de descontração. Fica a dica.. ;)"

Alan César Farias Araújo7o lugar no vestibular de Medicina/UFMG 2011 ( e maior nota da prova de Bioquímica dentre os aprovados)




(Recado das gêmeas Gabriela Duarte e Rafaela Duarte, alunas da Medicina UFMG)


" Concordo com tudo que os meus queridos colegas de cursinho e agora companheiros  da vida academica, Alan e Marcelo, disseram sobre o Fábio e suas aulas.Posso dizer que o querido professor e amigo Fábio nasceu com o dom e a vontade maior que o mundo para ensinar. Suas aulas são repletas de assuntos interessantes, sem perder o foco no vestibular, além de ter simulados que estimulam o raciocínio do aluno e não somente a " decoreba".
Apesar do Fábio ser o "bam bam bam " da biologia, nem so de biologia vive o vestibular da UFMG...Para resolver todos os problemas de química temos o super professor Adriano!!!! Um professor muito metódico e dedicado que consegue fazer da química uma gostosa experiência. Com suas aulas e quadro impecáveis, além dos simulados semanais, fica difícil é não aprender!!!!

Fazer a Sala Bioquímica desde o começo do ano foi essencial para a minha aprovação no vestibular de Medicina da Ufmg pois, dessa maneira, o tempo foi suficiente para fazer releações com os diversos assuntos abordados tanto na primeira quanto na segunda etapa do vestibular.
Fabinho e Adriano, obrigada por tudo!!!! Sem vocês eu não conseguiria chegar até aqui."



Kellen Alete, Último lugar de Medicina/UFMG.


ok..não foi o último...160o lugar!




























Bruno Belo: Farmácia/UFVJM

"Sempre tive um grande interesse pela biologia, e a didática impressionante do professor Fábio me fez gostar mais ainda. Ele, como biólogo, amigo, professor, me fez ver a matéria de um modo diferente, e até me proporcionou um método de estudo bem mais simples.
Eu indico o curso para todos os vestibulandos, principalmente da área de biológicas. É importante conhecer o cronograma, o material, a turma. O prof. Fábio disponibiliza aulas experimentais exatamente para isso. Não é a toa que a sala é um sucesso. Fruto de muito trabalho.

Não vou desejar boa sorte, pois isso não é legal.
Prefiro desejar boas provas. É extremamente importante manter a calma, confiança. Estudem, depois vão lá pegar a sua vaga, ninguém vai tirá-la de você não. Então corra atrás!"


Bruno Belo, o Conan! Amado por uns, odiado por outros (clichê mais que verdadeiro neste caso, considerando a ruptura que causou na sala e a criaçao dos "Rejeitados de Domingo"). Turrão, mas esforçado. Ousou, arriscou, caiu, se levantou. Parabens artista (o cara é músico!), esse corte ficou bem melhor do que aquela sua franjinha do inicio ou tupetinho com gel do fim do ano, brigadão e abraços! :)




Lorena Nunes Medicina/UFMG
"Minha experiência na salinha Potencial foi a melhor possível.O professor Fabio
abordou muito bem os conteúdos,preparando aulas com uma carga de informações
muito grande.Além disso,as aulas interdisciplinares me ajudaram a ter uma idéia de qual seria o novo padrão de prova cobrado para o curso de medicina.Inclusive muitas questões que caíram na prova de bioquímica haviam sido discutidas na salinha.Algo que também me auxiliou bastante foi a realização assídua de simulados,pois tive a oportunidade de colocar em prática o conhecimento adquirido e descobrir quais estavam sendo meus maiores erros.
Sem dúvida,as aulas da salinha Potencial foram fundamentais para minha aprovação na UFMG,por isso deixo meus sinceros agradecimentos ao Fábio e aos demais professores"


Todo mundo concorda: "a Lorena é uma gracinha!". Em ciência, algo que reforça uma verdade cientifica é o fato de pesquisadores diferentes, em locais diferentes e, de maneira independente, chegarem a uma mesma conclusao embasada em experimentos. E a verdade científica "Lorena é uma gracinha" não é diferente. Ouvi de pessoas diferentes, em momentos diferentes. Rana falou,Gabriela falou. Humilde, inteligente, batalhadora. Chegou na sala com um conteudo gigantesco. Lembro que algumas vezes cometia aquele erro de escrever muito, naquela afobação de quem ralou muito e quer fazer tudo certo. Mas isso não prejudicou ela. Melhorou a cada simulado, e conquistou a vaga na Medicina/UFMG. Mas tenho que admitir: já chegou pronta. Assim como Gabriela e Ludmila. Lembro uma vez que brinquei, em uma aula: ano que vem o grupo de estudo da sala vai ser o grupo de estudo de anatomia médica. E acabou acontecendo: colegas da salinha viraram colegas da medicina:Lorena Nunes(Gracinha!) , Gabriela Duarte (moça disputada entre dois biologos) ,Gabriela Goebel (me aguentou mesmo eu nao entregando as listas!), Ludmila (cabeça!), Larissa Remigio( veterana do Tiago), Laiene (eu tranquei medicina por causa da salinha, voce sabe) e Tiago Amorim (que já me perdoou,já?) . Só errei na previsão porque nem todo mundo passou para a mesma sala!
E nos 45 minutos do 2o tempo Manu (uma dos Renegados do Domingo) e Fabio Freire passam para Medicina também,mas para longe de nós, fora de Minas.



Marina Sabino Farmácia/UFMG

"Sem dúvida eu indico a todos, vestibulandos, que façam a salinha!Alem de nos proporcionar de forma bem mais aprofundada e didática tópicos importantíssimos da biologia nos confere também confiança para enfrentar a temida prova de biologia!Conhecimento e aprofundamento, creio eu, são indispensáveis pra obter sucesso em uma segunda etapa como a da UFMG.Mas acima disso, ir orientado também faz a diferença!Quem puder faça saber mais nunca é demais!E para vocês, boa prova, já que sorte é para os fracos!"


A Marina é estressada, não provoque-a. Nao a chame para uma aula no natal ou dia 30 de dezembro. Ela abrirá bem os olhos, e depois os apertará com ira, balançando a cabeca . E dizendo:"Quem é o vestibular para me fazer estudar no Natal". Eu falei para ela não viajar , e ela viajou. Nao foi na aula do Natal, nao foi na aula do dia primeiro de janeiro (Sim, tivemos aula dia 1o). E o que aconteceu?

Nem precisou.

Parabens Marina.


Rana Agarriberri Nutrição/UFMG


"Eu me sentia preparada pois o Fábio sempre foi super paciente e tinha uma didática excelente...me fazia morrer de rir em toda aula e isso com certeza ajudou e muito! Quer coisa pior do que um professor que te faz ter sono? Na salinha nunca era assim! Nuuuuunca mais na minha vida eu esqueço o ciclo de vida do Schistosoma mansoni! Os desenhos eram hilários...
Outra coisa que achei que foi extremamente útil foram os vários simulados e trocentos exercícios que ele nos dava. Só mesmo um professor que gosta do que faz pra dar aula dia 24 de dezembro... dia 1º de janeiro...e qualquer outro dia que fosse necessário. E eu do fundo do meu coração sou muito agradecida pelo carinho e respeito com que ele sempre tratou a mim e aos outros alunos. Eu sei que se não fosse pela sala eu não teria conseguido já que o Fábio me ensinou acima de tudo o modo como eu deveria pensar durante a prova... e deu certo! ; ) Fábio, um beijão no seu coração... e você sabe que pra mim a sala é 1000!!!"

A Rana..ai Rana...
A paciencia em pessoa. Só de ter aguentando minhas chatices. É querer muito passar. Chegou na metade do curso da segunda etapa. Não poupou feriados. Quase morou lá na sala. Muito centrada, dedicada. Lembro dela na sala cubo sozinha fazendo simulados, e eu na antesala, corrigindo outras listas dela! Foram 3 semanas intensas, e proveitosas. Fico feliz demais por ter participado com você dessa sua busca. Parabens Rana!
OK, e ainda zoou meu Schistosoma...



Thayana Oliveira Nutrição/UFMG

"Bom, a bagunça é pra ser relevada né? e a falta de lixeira tb? rsrsrs... maaaaaaas tirando isso...
Bom, vc consegue passar todos os conteúdos q são mais cobrados nas provas da federal de forma clara e didática, eu acho q vc ensina bem, é um bom professor, e aconselho a qm for fazer o curso q faça um mais extenso, para que possa apreender de forma mais aprofundada tudo"

OK, OK. Admito desde já. Sou bagunçado. Os sócios falam isso em toda reunião. A Ludmila me chama de Shrek. É meio assim: eu trago meu quarto para sala, aí ela vira essa CasaDeBio. Para ter idéia do meu escritório na minha casa (não é a salinha!):


Vou lançar a nova propaganda: Curso de Biologia: agora com muitas lixeiras!




Bem, muito bom ter essa experiência de salinha, iniciada na Sala Potencial e agora extendida para a SalaBioquímica.Foi uma experiência construída com os alunos, que me sugeriram montar a sala desde meu 1o ano do Mais Pré-vestibular,instituição a quem sou grato, especialmente pela chance que foi me dada pelo professor Silvino e Shelley. Foram erros, perda de listas, atritos. Mas também descoberta, aprofundamento, pizzas, uma tentativa frustrada e salgada de cozinhar um prato nordestino e sucessos, muitos!

A sala, originalmente para vestibulandos de Medicina (que geralmente procuram mais esse tipo de curso), foi além do seu objetivo. Em uma sala pequena, conseguimos 7 aprovações em Medicina UFMG, 2 aprovações em outras faculdades de Medicina e um total de 21 aprovações (16 na UFMG, 2 outras Federais e 3 particulares). Foi muito recompensador, além da experiencia interdisciplinar, no Seminário Brasil Por Regiões, com os professores Cláudio e Celso - historia, geografia e biologia! Inclusive o último dia do seminário foi aqui em casa, quando o pessoal conheceu minha horta e fizemos churrasco.
(Aqui viram o que é quarto bagunçado!)

Inesquecível!


Agora este é o ano dos outros Renegados do Domingo, Fabiana e Juliete, e também da Marcela, Filipi, Tayline, Flávia,Priscila, Wanessa, Carol do Cozinheiro,Lyvia, Ana Vet, Kellen, Karla Lorena e Tiago Toneli! Força guerreiros!



2 comentários:

O que você quer ver no blog da Sala BioQuímica?