Texto de apoio para o Curso Por Dentro
Aproveitaremos o vídeo abaixo para comentar sobre órgãos sensórios dos peixes e outros temas.Assista e depois leia os comentários.
Como visto, o tubarão é um peixe cartilaginoso. Ou seja, não ocorre nesse animal a ossificação, processo que surgiu nos peixes ósseos e se manteve nos seus ancestrais.
Os tubarões apresentam claspers, estrutura que permitem a fixação na fecundação:
Vamos rever um pouco sobre sistema sensório e tegumento de peixes.
Sentindo o ambiente: Linha Lateral e Ampolas de Lorenzini
A Linha Lateral
A linha lateral é um órgão sensório de peixes que permite detectar movimentos da água. Nessa linha existem poros, nos quais são encontrados células sensórias ciliadas chamadas de neuromastos, que percebem o movimento da água.

Perceba que entre as escamas existem poros, na linha lateral. Nesses poros ocorrem os neuromastos, células associadas a neurônios aferentes.
Ampolas de Lorenzini
As ampolas de Lorenzini, encontradas na parte mais anterior do tubarão, permitem que o animal perceba campos elétricos. A figura abaixo representa tanto a linha lateral como as ampolas de Lorenzini.
Controlando a flutuabilidade: produção de lipídios e bexiga natatória
Produção de lipídios
Como vimos no vídeo, os tubarões controlam sua flutuabilidade pela produção de lipidios no fígado.
Bexiga natatória
Ausente no tubarão, a bexiga natatória ocorre nos peixes ósseos e permite controle da densidade total. Quando cheia de ar, a densidade do peixe é reduzida. Com esse aumento do volume, mais água é deslocada e maior é o empuxo sobre o animal. Dessa forma, o peixe ósseo pode controlar o nível de sua profundidade da água através do enchimento ou esvaziamento da bexiga natatória.
Dentes e escamas
A produção de dentes e escamas no tubarão é contínua, sendo essas estruturas no animal muito parecidas. Inclusive a escama do tubarão ( chamada de escama placóide) apresenta na sua constituição dentina.







Oi
ResponderExcluirVocê roubou as coisas do CAFAR junto com a Nátalie Tavares Delgado e a Luiza Moreaux Mattos, depois que o vídeo que a Luiza postou no Instagram, viralizou no X (antigo Twitter):
ResponderExcluirhttps://x.com/Anonimofarmacia/status/1999918231201677383
Você foi expulsa do CAFAR junto com a Natalie Tavares Delgado e a Luiza Moreaux Mattos:
https://www.instagram.com/cafarufrj/p/DSaUfiRkR7v/
Expulsão do CAFAR não é o suficiente, vocês deveriam ser presas pelo roubo e serem expulsas da UFRJ.
Você já foi expulsa da LACFORENSE e do Laboratório de Análises Avançadas em Bioquímica e Biologia Molecular (LAABBM) porque também roubou as coisas lá.
Você foi expulsa do seu estágio em farmácia comunitária na clínica da família Maicon Siqueira, você também foi expulsa da sua monitoria do setor de cápsulas na farmácia universitária da UFRJ depois que você furtou/roubou as coisas lá igual você fez no CAFAR.
A Aline não deve saber que você é uma ladra para te aceitar no projeto de extensão Tá na Hora de Tomar o Remédio, quando as coisas começarem a sumir no projeto de extensão, já sabem até quem foi.
Quando a Aline descobrir que você foi expulsa de vários lugares diferentes por ter roubado as coisas, a Aline também vai te expulsar do projeto de extensão dela, ninguém quer uma ladra por perto.
Você fica agindo como se não tivesse feito nada de errado, eu acho que ser psicopata é pré-requisito para fazer iniciação científica.
Se vocês três morassem aqui na rua, os traficantes já teriam mandado vocês subirem até a boca de fumo, aqui na minha rua os traficantes mandam as ladras subirem para a boca de fumo, aqui na minha rua funciona um ferro velho clandestino que vende material para os traficantes fazerem barricadas.
Como vocês estudam na UFRJ, a coordenação da farmácia fecha os olhos para você ter roubado as coisas do CAFAR.