sábado, 22 de maio de 2010

Seleção Artificial

Qual é o CONCEITO de seleção artificial?

 Vamos visitar vários autores para que nossa conclusão seja bem embasada. Conceitos científicos tem que ser aceitos por uma comunidade científica, entao vamos a eles:

Darwin constrói o argumento da seleção natural usando o exemplo da seleção artificial. Mas no capítulo IV da Origem das espécies ele destaca a diferença das duas seleções:

"A seleção feita pelo homem visa apenas seu próprio bem; a da natureza visa, de forma exclusiva, o bem do indivíduo modificado".

Outros autores tratam de seleção artificial (grifos meus):

RAVEN (Biologia Vegetal): "O cruzamento de organismos selecionados para produzir linhagens com características desejadas"

RIDDLEY (Evolução):"cruzamentos seletivos,realizados por seres humanos, para alterar a população. As formas da maioria das espécies domesticadas e agrícolas foram produzidas por seleção artificial; também é uma técnica experimental importante para o estudo da evolução"

FUTUYMA (Biologia Evolutiva): "Seleção pelo homem de uma característica ou combinação de características conscientemente escolhidas em uma população (usualmente em cativeiro); diferindo da seleção natural em que a característica escolhidaé o critério de sobrevivência e reprodução."



Levando em conta esses conceitos, julgue:



1) a seleção de bactérias resistentes através do uso de antibióticos no tratamento de uma doença infecciosa humana é uma forma de seleção natural ou seleção artificial?

Clique aqui e participe .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você quer ver no blog da Sala BioQuímica?