segunda-feira, 21 de maio de 2012

Organismo como habitat

Por Fabio Dias Magalhães
Texto de apoio para o Curso Por Dentro


Temos cerca de 10 trilhões de células. Mas nosso corpo, além de células próprias, hospeda cerca de 100 trilhões de células bacterianas. Nosso organismo é um habitat, ou melhor, vários habitats que hospeda desde bactérias até possivelmente vermes e ainda artrópodes,como o bicho de pé (um tipo de pulga) e ácaros (um tipo de aracnídeo).
Esses hóspedes desenvolvem várias relações ecológicas entre si e com o hospedeiro. Esses organismos podem não oferecer nenhum benefício para o hospodeiro e também nenhum prejuizo, sendo neutros, comensais. Podem ser prejudiciais por espoliar nutrientes (parasitismo). Ou benéficos, como a microbiota intestinal que produz vitamina K (importante para a coagulação sanguínea) e ainda tem papel na defesa contra agentes infecciosos.
 Bactérias competem entre si, protozoários predam bactérias, bactérias produzem substâncias que matam outras bactérias (amensalismo). O conjunto de relações desarmônicas entre os microorganismos é chamado de antagonismo microbiano, ele favorece o hospedeiro por ser um mecanismo de controle populacional, impedindo proliferações.

O corpo é atacado

Muitos de nossos moradores são hostis, causando doenças. A morte do hospedeiro é desvantajosa para o parasita, mas pode acontecer. Abaixo, alguns parasitas nos diversos habitats que se encontram no corpo:
-Cabeça: piolho ( um ectoparasitas) e ainda o Berne, larva de mosca que se desenvolve na derme e Taenia solium, que sua forma larval  (cisticerco) pode se encontrar no cérebro ( neurocisticercose).
-Sistema circulatório: Schistosoma ( no sistema porta hepático), Plasmodium (reproduzindo-se inicialmente no fígado mas depois nas hemácias) e o Trypanosoma, que pode se estabelecer no coração  causando cardiopatia chagásica. Wuchereria bancrofti se estabelece no sistema linfático, prejudica a drenagem linfática causando edema, mecanismo que em parte explica o aumento da perna na elefantíase.  Vermes podem transitar pelo sangue, como o aqueles que apresentam ciclo pulmonar (precisam passar pelo pulmão para completarem seu desenvolvimento) .
-Nos Pulmões microorganismos podem causar pneumonia e ainda são locais de passagem dos vermes Ancylostoma, Necator, Ascaris e Strongyloides, que apresentam ciclo pulmonar.
-Virilha e  pés são regiões aquecidas e úmidas que favorecem o crescimento fungicos, o que pode levar a micoses.
-Ectoparasitas como carrapatos e ácaros se estabelecem na pele.
-O tubo digestivo pode ser parasitado por vários tipos de organismos. Helicobacter pylori é uma bactéria que pode viver no estômago. Já o intestino, um local menos hostil que o estômago, pode albergar uma grande variedade de microorganismos e vermes. Esses últimos conseguem ai viver graças a certas adaptações, a qual tratamos no texto Adaptações de Endoparasitas.


O Corpo se defende

Diferente de habitats abióticos, o organismo é um habitat responsivo. Ou seja, ele pode responder a agressão, se defendendo. As defesas dos vertebrados podem ser classificadas como defesas inespecíficas ou específicas. As defesas inespecíficas funcionam, como  o nome diz , contra vários tipos de agressores e não dependem de contato prévio  com esses agentes, são por isso chamadas de imunidade natural. Já as defesas específicas se referem ao anticorpo, proteína  que se liga a  antígenos específicos; como ela depende de contato prévio, essa defesa é chamada de imunidade adquirida.
Abaixo, algumas defesas inespecíficas:
-A pele intacta é uma defesa mecânica e também quimica, por ser mais ácida e por produzir secreções antimicrobianas.
-Olhos: lágrimas lavam o olho. Lisozimas são bactericidas.
-Trato respiratório: O tecido epitelial pseudoestratificado ciliado com células caliciformes produz muco que retém particulas, e este muco é removido por cílios (aparato muco-ciliar). Bacterias que cheguem aos alvéolos são atacadas por macrófagos alveolares.
-Trato digestório: acidez do estômago e microbiota indígena
-A uretra é lavada pela urina, que é ácida. A microbiota vaginal, constituida de lactobacilos, realiza fermentação lática, acidificando a vagina.


A corrida armamentista

Hospedeiros que resistem aos parasitas são selecionados, ou seja, sobrevivem.Parasitas que conseguem burlar as defesas do hospedeiro e se reproduzem também conseguem se manter no ambiente, ou seja, são selecionados.  Dessa forma existe um processo de mão dupla: Parasitas selecionam hospedeiros mais resistentes ( ou seja, hospedeiros mais resistentes sobrevivem), e hospedeiros selecionam parasitas mais resistentes ( e menos patogênicos). Isso é um exemplo de coevolução, ou seja, evolução simultânea de duas espécies em relação ecológica. Ocorre uma corrida armamentista em que o surgimento de uma melhoria em um estabelece uma nova pressão seletiva sobre o outro,que pode sobreviver caso também apresente uma nova melhoria.
Um exemplo clássico de coevolução ocorreu na expansão estadunidense, no qual o contato com o homem branco levou a transmissão de novas doenças para os ameríndios, como a tuberculose.  Observe o gráfico abaixo e responda: como explicar o declínio da mortalidade entre ameríndios por tuberculose?
Inicialmente a mortalidade de ameríndios foi alta, mas foi reduzindo com o tempo. Provavelmente, os  sobreviventes eram mais resistentes e, ainda, as bacterias que prosseguiram eram menos patogenicas (bactérias muito patogênicas destroem seu próprio habitat, sendo desfavorecidas). 

Conclusão
O organismo pluricelular é um habitat responsivo de vários micro e macroorganismos que interagem entre si e com o hospedeiro em relações harmônicas e desarmônicas. As relações desarmônicas entre os microorganismos hóspedes favorecem o hospedeiro, já que controlam a população de hóspedes. As relações desarmônicas entre esses hospedes e o hospedeiro levam a pressões seletivas sobre ambos os participantes, o que determina eventos de co-evolução.




Saiba Mais
Adaptações de endoparasitas
Video-Aulas sobre parasitoses
Sobre o Curso Por Dentro e Links para estudo
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Documentário: Sistema Imune
Parte 1


Parte 2

Parte 3


Pratique! Questões abertas sobre Sistema Imune

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Sistema Imune e Imunizacoes





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segunda-feira, 9 de abril de 2012

Estude no Blog


Aqui no blog oferecemos aos alunos vários materiais complementares ao curso. Mesmo que você não faça algum curso na sala, pode acompanhar os cursos e estudar por aqui, onde você encontrará textos para leitura no blog, outros para impressão, lista de exercícios e vídeo-aulas, além da divulgação dos cursos. Você pode entrar em contato comigo (Prof. Fabio Dias), entrar no Grupo da Sala no Facebook , Google +, ou ainda seguir a sala no twitter.
Entre em contato!





Acesse os temas organizados por curso da sala
São três os cursos de biologia da sala (além do curso de revisão): Genética e Evolução, Por Dentro e Ambiente e Saúde. Você pode acessar alguns  textos, exercícios e videos complementares dos cursos. A seção com mais textos é a do curso Por Dentro. Clique abaixo:




Especiais do Blog 
Textos, vídeos e exercícios sobre temas variados.


Temperatura e seres vivos. Série de 7 textos e uma lista de questões abertas.  Quais são as vantagens e desvantagens da endotermia e da ectotermia? Quais características permitiram a endotermia? Como, em uma análise gráfica, se diferenciam mamíferos e repteis a medida em que a temperatura ambiental varia?



   Câncer : texto, apresentação prezi, apostila em pdf e vídeos sobre esse processo de proliferação celular descontrolada e desdiferenciação;  



 Geometria da vidaComo a relação superfície/volume  é essencial para compreender processos como a termoregulação, a circulação sanguínea e a importância dos vasos vegetais, dentre outros assuntos.










Doação de sangue e vestibular (atividade e video-aula com correção): Resolva a questão proposta, leia o texto e depois veja a video-aula sobre o tema.



Índice de temas 

Atividades
3. Doação de sangue e vestibular (atividade e video-aula com correção): Resolva a questão proposta, leia o texto e depois veja a video-aula sobre o tema

Textos em pdf para impressão
 Câncer (texto, apresentação prezi, apostila em pdf e vídeos)  

Listas de exercícios (em pdf)
Grandezas e Unidades (ENEM! Objetivas. Matemática e Ciências da Natureza)
Logarítmo, razão e proporção  (ENEM! objetivas: matemática)
Divisão celular, gametogênese e ciclos reprodutivos (discursiva)
Doação de sangue e vestibular (atividade e video-aula com correção)
Termorregulação (discursivas)
Lista de Genética (discursiva, com gabarito)
Questões de Genética e Evolução (discurssiva, com gabarito)
Questões sobre Sistema Imune e Defesas inespecíficas (discursivas, com gabarito)
Sistema Endocrino: comentários, vídeos e lista de questões

Vídeos
Parasitoses (video-aula Vestibulando e documentário sobre Berne)
Doação de sangue e vestibular (atividade e video-aula com correção)
Sistema Circulatório e o vestibular da UFMG (correção de exercícios e comentários)
Desenvolvimento embrionário de marsupiais, audição e salto do canguru (texto e vídeo)
Câncer (texto, apresentação prezi, apostila em pdf e vídeos)
Formação dos 3 folhetos germinativos. O blastocisto. (texto e vídeo)
O blastocisto (texto e vídeo)
Proteoma e câncer (texto da Ciência hoje e vídeo)



Para ler no blog
Câncer (texto, apresentação prezi e vídeos)
Proteoma e câncer (texto da Ciência hoje e vídeo)
O blastocisto (texto e vídeo)


Aulas (em ppt e prezi)
Câncer (texto, apresentação prezi, apostila em pdf e vídeos)



domingo, 1 de abril de 2012

Por Dentro: Curso de Aprofundamento em fisiologia para o vestibular de Medicina


Sobre o Curso Por Dentro

 Serão tratados, através do eixo sistemas fisiológicos e com ênfase em resolução de questões abertas:

A)Bases histológicas e anatômicas
B)Funcionamento dos sistemas
C)Fisiologia comparada e evolução
D)Doenças genéticas e ambientais (ocupacionais, infecciosas, comportamentais e relacionadas a impactos ambientais)
E)Química e sistemas fisiológicos
F)Princípios de farmacologia. Exemplos de ações de drogas legais e ilegais.
G)Temas de Nutrição
H)Integração dos sistemas.

Público-alvo: Vestibulandos de medicina (prova de Biologia+Química) e outros cursos de Biomédicas

Valor: R$200,00 a mensalidade (serão três meses) + R$ 70,00 a apostila (600 páginas)

Turmas  segundas-feiras, 18.30-21.30.
              sábado, 8-11:00


Material : simulados e apostila

Aulas: Abril, Maio e Junho
Início das aulas: 21  de abril (turma do sábado,8h-11h) e 23 de abril (turma da segunda,18.30-21.30)







quarta-feira, 28 de março de 2012

Grupo de Estudo: Lista de Grandezas e Unidades

Neste sábado 31/3,  o grupo de estudo se reunirá as 13h. É necessária a resolução da tarefa que colocar aqui. São mais ou menos 40 questões, e aqueles que não tiverem tempo, façam pelo menos as 15 primeiras. Mas se esforcem para fazer todas.

O Grupo de Estudo é uma atividade complementar de orientação de estudo da Sala BioQuímica.

Lista Unidades e Grandezas

terça-feira, 13 de março de 2012

Recados: Curso Genética e Evolução, Grupo de estudo e Curso Por Dentro




Lista de Genética
http://pt.scribd.com/doc/84926707/Aula-Genetica

Prova Ciências da Natureza ( dentro do caderno do ENEM)
http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/provas/2011/02_AMARELO_GAB.pdf

Lista de Log, Razão e Proporção
http://pt.scribd.com/doc/83025235/Tarefa-1-Logaritmo-e-Razao-e-Proporcao

Lista de exercicios Divisão celular, gametogênese e ciclos reprodutivos

Para baixar e imprimir clique em Download, abaixo do documento.



Lista de exercicios divisão celular, gametogênese e ciclos reprodutivos

quinta-feira, 1 de março de 2012

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Grupo de Estudo

Como muitos sabem, estamos encontrando em grupo para estudar outros temas que não biologia. O grupo é orientado por mim, Fabio Dias.

Tarefas:

Tarefa 1: Revisão da prova de matemática do ENEM 2012 e criação de metas de estudo (FEITO)
Tarefa 2: Logarítmo, Razão e Proporção. Clique AQUI para imprimir a lista de exercício.
Tarefa 3: Revisão da prova de Ciências da Natureza

O que você quer ver no blog da Sala BioQuímica?