1)
Organizando a questão
C_D_: cor preta
ccD_:cor chocolate
dd: dourado (não importa o gene C/c pois "d" é epistático, ou seja, inibe esse gene.
Sobre o cruzamento mencionado no segundo parágrafo:
1."Uma cadela cor de chocolate" : concluimos que ela é ccD_
2."filha de pais (...) pertencentes a uma longa linhagem de cães pretos ou chocolate": Concluimos que ela é provavelmente ccDD, já que não aparecem cães dourados na sua ascendência.
4."A prole resultante apresentou 50% filhotes pretos e 50% filhotes chocolate". Esse resultado é típico de um cruzamento teste com um heterozigoto,ou seja,de cruzamento de um heterozigoto com um homozigoto. Exemplo de cruzamento teste Cc x cc: 50%Cc e 50% cc. Vemos, assim, que o epistático "d" não está influenciando o processo, são relevantes apenas o gene para a cor preta (C_) e chocolate (cc).
A pergunta do item 3 já é respondida (O cão é Ccdd ou ccdd?): ele é heterozigoto para C (Cc) pois encontramos 50%Cc 50%cc na prole. Considerando que esse cão é dourado (dd) e a prole não, essa será Dd, sendo "D" da mãe e "d" do pai. Assim, o cão dourado é Ccdd (Cc porque ele teve essa prole metade preta e metade chocolate, e dd porque ele é dourado.)
RESPOSTA: o cão dourado é Ccdd e seus pais são CcDd ou CCDd. Isso EXCLUI as letras B, D e E. A letra A é errada por causa dos progenitores , o cruzamento CCDd x CCDd não pode produzir um filho Ccdd. Assim , a correta é a letra C) Cão dourado é Ccdd, seus pais (progenitores) são ambos CcDd.
Essa questão é uma variação da questão abaixo, da UFTM:
2) Cães labradores podem apresentar pelagem chocolate, dourada e preta. Essas cores de pelagem são condicionadas por dois pares de alelos. O alelo dominante B determina a produção de pigmento preto e o alelo recessivo b determina a produção de pigmento chocolate. Outro gene, I, determina a deposição de pigmento, enquanto o seu alelo recessivo i atua como epistático sobre os genes B e b, determinando a pelagem dourada.
(A) Bbii e BbIi.
(B) bbii e BBIi.
(C) Bbii e BbII.
(D) bbii e bbIi.
(E) bbii e BbIi.
Resolução:
B_I_ Cor preta
bbI_ Cor chocolate
ii sempre dourado
Cruzamento: Uma fêmea chocolate (bbI_) foi cruzada com um macho dourado (ii) e tiveram filhos preto (B_Ii),Chocolate (bbIi) e dourado (ii). Ora, essa prole nos faz concluir que a fêmea é bbIi (pois teve filho ii) e que o macho dourado é Bbii, pois teve filho preto (Bb, a mãe é bb) e filho chocolate (bb). De outra forma, com genes da mãe em vermelho e pai em azul:
Fêmea chocolate bbIi x Macho dourado Bbii (o que exclui as letras B,D e E)
Filhos Chocolate (bbIi), Preto (BbIi, O QUE EXCLUI AS LETRAS B,C, E ) e dourado Bbii ou bbii.
RESPOSTA:
O genótipo do macho dourado e o do filhote preto são, respectivamente,
(A) Bbii e BbIi.
(A) Bbii e BbIi.
O que é epistasia?
Epistasia é um tipo de interação gênica em quem um gene inibe a expressão de outro. Ela ocorre, geralmente, porque esses dois genes estão relacionados a uma mesma via metabólica:
A presença do gene I e do gene B determina, assim, cor preta (genótipo I_B_). Na ausência de B, com o genótipo I_bb, a cor será chocolate, pois não haverá a enzima 2.
Entretanto, a ausência do gene I inibe tanto chocolate quanto preto,pela ausência da enzima 1. Assim o genótipo homozigoto recessivo "ii" estará relacionado a uma cor mais clara, sem esses pigmentos, no caso, o dourado. Assim, o genótipo ii interfere na expressão de B: um indivíduo iiBB não será preto,mas dourado.
Considere a via metabólica abaixo:
Segundo essa via, responda: Dois albinos podem APENAS filhos que produzam melanina?
No próximo post comento!
Nenhum comentário:
Postar um comentário