Clique para saber mais!

terça-feira, 2 de agosto de 2016

Três questões de epistasia (genética)

Um casal de albinos podem ter apenas filhos que produzam melanina? Para responder essa questão, vamos fazer duas questões sobre epistasia, uma delas sugeridas pelo Alexandre, no grupo do whatsapp (Inscreva-se pelo cel 91954606).

1)

Organizando a questão
C_D_: cor preta
ccD_:cor chocolate
dd: dourado (não importa o gene C/c pois "d" é epistático, ou seja, inibe esse gene.

Sobre o cruzamento mencionado no segundo parágrafo:

1."Uma cadela cor de chocolate" : concluimos que ela é ccD_
2."filha de pais (...) pertencentes a uma longa linhagem de cães pretos ou chocolate": Concluimos que ela é provavelmente ccDD,  já que não aparecem cães dourados na sua ascendência.

3. "Cruzou com um cão dourado filho de pais de cor preta" Genótipo do cão dourado: C_dd ou ccdd. Genótipo dos pais  C_Dd x C_Dd , já que esses tiveram um filho dd e são pretos (ou seja, tem os genes C e D). Portanto, questão a ser respondida: o cão dourado é Ccdd ou ccdd? 

4."A prole resultante apresentou 50% filhotes pretos e 50% filhotes chocolate". Esse resultado é típico de um cruzamento teste com um heterozigoto,ou seja,de cruzamento de um heterozigoto com um homozigoto. Exemplo de cruzamento teste Cc x cc: 50%Cc e 50% cc.  Vemos, assim, que o epistático "d" não está influenciando o processo, são relevantes apenas o gene para a cor preta (C_) e chocolate (cc).

A pergunta do item 3 já é respondida (O cão é Ccdd ou ccdd?): ele é heterozigoto para C (Cc) pois encontramos 50%Cc 50%cc na prole. Considerando que esse cão é dourado (dd) e a prole não, essa será Dd, sendo "D" da mãe e "d" do pai. Assim, o cão dourado é Ccdd (Cc porque ele teve essa prole metade preta e metade chocolate, e dd porque ele é dourado.)

RESPOSTA: o cão dourado é Ccdd e seus pais são CcDd ou CCDd. Isso EXCLUI as letras B, D e E. A letra A é errada por causa dos progenitores , o cruzamento CCDd x CCDd não pode produzir um filho  Ccdd.  Assim , a correta é a letra C) Cão dourado é Ccdd, seus pais (progenitores) são ambos CcDd.

Essa questão é uma variação da questão abaixo, da UFTM:


2) Cães labradores podem apresentar pelagem chocolate, dourada e preta. Essas cores de pelagem são condicionadas por dois pares de alelos. O alelo dominante B determina a produção de pigmento preto e o alelo recessivo b determina a produção de pigmento chocolate. Outro gene, I, determina a deposição de pigmento, enquanto o seu alelo recessivo i atua como epistático sobre os genes B e b, determinando a pelagem dourada.
Uma fêmea chocolate foi cruzada com um macho dourado e tiveram três filhotes, um de cada cor, como os da foto. O genótipo do macho dourado e o do filhote preto são, respectivamente,
(A) Bbii e BbIi.
(B) bbii e BBIi.
(C) Bbii e BbII.
(D) bbii e bbIi.
(E) bbii e BbIi.

Resolução:

B_I_ Cor preta 
bbI_ Cor chocolate
ii sempre dourado

Cruzamento: Uma fêmea chocolate (bbI_) foi cruzada com um macho dourado (ii) e tiveram filhos preto (B_Ii),Chocolate (bbIi) e dourado (ii). Ora, essa prole nos faz concluir que a fêmea é bbIi (pois teve filho ii) e que o macho dourado é  Bbii, pois teve filho preto (Bb, a mãe é bb) e filho chocolate (bb). De outra forma, com genes da mãe em vermelho e pai em azul:

Fêmea chocolate  bbIi  x Macho  dourado Bbii  (o que exclui as letras B,D e E)
Filhos Chocolate (bbIi), Preto (BbIi, O QUE EXCLUI AS LETRAS  B,C, E ) e dourado Bbii ou bbii


RESPOSTA: 
O genótipo do macho dourado e o do filhote preto são, respectivamente,
(A) Bbii e BbIi.

Diz o Alexandre que a explicação dele é melhor que a minha, estão está ai:



O que é epistasia?

Epistasia é um tipo de interação gênica em quem um gene inibe a expressão de outro. Ela ocorre, geralmente, porque esses dois genes estão relacionados a uma mesma via metabólica:



Acima, o gene I, produz a enzima 1, que converte o precursor em pigmento chocolate, que é convertido em pigmento preto por ação da enzima 2, produto do gene B.
A presença do gene I e do gene B determina, assim, cor preta (genótipo I_B_). Na ausência de B, com o genótipo I_bb, a cor será chocolate, pois não haverá a enzima 2.
Entretanto, a ausência do gene I inibe tanto chocolate quanto preto,pela ausência da enzima 1. Assim o genótipo homozigoto recessivo "ii" estará relacionado a uma cor mais clara, sem esses pigmentos, no caso, o dourado. Assim, o genótipo ii interfere na expressão de B: um indivíduo iiBB não será preto,mas dourado.

Considere a via metabólica abaixo:
Segundo essa via, responda: Dois albinos podem APENAS filhos que produzam melanina?


No próximo post comento!

O que você quer ver no blog da Sala BioQuímica?