O MHC apresenta tanto proteínas próprias como antígenos externos, como fragmentos de bactérias fagocitadas.
Ele participa da ativação de linfócitos B em plasmócitos (células produtoras de anticorpos) e do fenômeno da Apresentação de Antígeno. Neste último caso,o macrófago expõe proteinas de bactérias fagocitadas ao linfócito T, e este estimula a proliferação e diferenciação dos linfócitos B em plasmócitos.
Abaixo, a ativação de linfócitos B, quando esses absorvem antígenos extracelulares e os expressam na membrana plasmática junto ao MHC. As células T reconhecem o MHC e ativam o linfócito B, que se diferencia em plasmócito.
Veja, abaixo, o processo da apresentação de antígenos e ativação das células B para a produção de anticorpos. Os Antígenos extracelulares são fagocitados e posteriormente expressados na membrana plasmática do macrófago, ligados ao MHC.
Abaixo, um virus ( em verde), é endocitado e digerido. Suas proteínas são enviadas para o Golgi, que as liga ao MHC e as exporta para membrana plasmática.
Veja, abaixo, o linfócito T citotóxico a uma célula alvo através do MHC, produzindo poros na sua membrana e destruindo essa célula. Essa é uma forma de destruir células infectadas por vírus, transplantadas ou tumorais...
...entretanto, certas células tumorais deixam de expressar o MHC em suas membranas, impedindo,assim, a ação dos LT citotóxicos sobre elas:
A célula natural killer (NK) por sua vez não depende do MHC, se ancorando em outras proteinas de membrana, podendo por isso destruir a célula tumoral...
...o que explica o quadrinho postado no início deste texto:
(Célula transformada-"oh! acho que sofri uma mutação. Merda! As células T vão me matar. Rápido, esconda o MHC! Ufa! foi por pouco!
Célula NK: "-Arran!"
Cél. transformada: "oh...Olá, Célula NK..." E morreu.)
MHC e Processamento
Célula "Assassina Natural" (Natural Kiler") induzindo apoptose em célula transformada...
...mas lembre que parte dos tumores perderam a capacidade de apoptose, não respondendo, assim, a essa defesa do corpo.
Que aula maravilhosa!
ResponderExcluir