quarta-feira, 2 de março de 2016

Cerrado: video-aulas imperdíveis do Terra Negra

Soja e expansão agrícola: vídeo imperdível do Terra Negra

Pensar fora da caixa é o lema dos professores do Terra Negra.

Neste vídeo, parte da Expedição Brasil Central, os professores Ângelo,  João Marcelo,  Percy e Victor Augusto falam da soja e expansão agrícola no Oeste Baiano. Destaques:

1)Prof. Percy Fernandes comenta sobre clima tropical, estrutura geológica, solo,
2)Prof Vitor Augusto reforça as características climáticas do cerrado, relaciona chuva, lixiviação e empobrecimento do solo.
3)Prof. João Marcelo fala da expansão da fronteira agrícola e suas consequências sociais, econômicas e ambientais.
4)Prof Ângelo Bagni relaciona redução da biodiversidade e proliferação de pragas.
5) Conclusão brilhante citando Milton Santos: "O território é dotado de técnica, mas ao mesmo tempo  é dotado de pessoas". Assista aí!



Cerrado 01 - SojaSALVE SALVE TERRA NEGRA!A soja e a expansão da fronteira agrícola, trabalhadas de uma forma ímpar.Continuem nos acompanhando nas redes sociais! Facebook, Instagram e YouTube.Não se esqueçam de ativar a função HD do seu video no Facebook. ;)(cliquem na engrenagem na porção inferior a direita do vídeo e marquem a caixinha "HD")Agradecemos a todos que nos deram a oportunidade de criar um conteúdo com essa qualidade, diferenciado... Os nossos parceiros!
Publicado por Terra Negra em Domingo, 21 de fevereiro de 2016


Travessia de Fauna
Estradas dividem áreas vegetacionais e, por isso, prejudicam o fluxo de uma área vegetal a outra,levando a isolamento e endogamia. Além do mais, mortes de fauna no asfalto são comuns. A produção de travessias permite, em pequena escala, a passagem de fauna de um ponto a outro da estrada. Em escala maior, conectando grandes manchas vegetacionais, existem os corredores ecológicos, como, por exemplo, a mata ciliar, que deve ser conservada. O professor Ângelo Bagni fala sobre o tema e, no próximo vídeo, o professor João Marcelo fala da importância da mata ciliar.



Mata Ciliar

Professor João Marcelo (Geografia) comenta sobre a importância da mata ciliar como protetora de corpos de água e como corredor ecológico, além dos impactos do novo código florestal.



Cerrado e Savana

O Cerrado é meramente um subtipo de savana? Os professores Vitor Augusto Ferreira, Angelo Bagni, Joao Marcelo Torres Madureira e Percy Fernandes discutem a questão, falando das diferentes fisionomias de cerrado, da sua extensão e biodiversidade.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você quer ver no blog da Sala BioQuímica?