terça-feira, 2 de setembro de 2014

Como estudar zoologia (e botânica) para o vestibular?


por Fabio Dias Magalhães


Para se estudar a zoologia e botânica, você deve se fazer as seguintes perguntas:

1) Quais as evidências evolutivas que justificam o grupo animal (ou vegetal) que você estuda?

Anatomia comparada, embriologia comparada e bioquimica comparada são evidências de parentesco entre os seres vivos. Por exemplo, a comparação de embriões permite a formação dos grupos:

Deuterostômios: animais em que o blastóporo dá origem ao ânus:equinodermas e cordados.
Cordados: animais que apresentam notocorda, tubo neural dorsal e fendas branquiais: todos os vertebrados.
Amniotas: vertebrados que apresentam amnion, bolsa com líquido que impede a desidratação do embrião de repteis, aves e mamíferos.

Ou seja: para estudar zoologia, revise embriologia!


Percebe-se que os nomes refletem características dos grupos:
.Cordados tem como  aquisição notocorda
.Gnatostomados (do grego gnathos, mandíbula, e stomatos, boca) são vertebrados com mandíbula
.amniotas:como dito, vertebrados com âmnio
.mamíferos apresentam glândulas mamárias

O mesmo ocorre em plantas

.embriófitas: autótrofos com embrião (característica exclusiva das plantas)
. gimnospermas (do grego Gymnos: 'nu'; e sperma: 'semente): plantas com semente e sem fruto (semente nua)
.angiospermas (do grego: "vaso" e "sperma" "semente"): plantas com frutos (semente em uma urna)
.espermatófitas (sperma: semente): plantas com semente.



2.Como representar/interpretar essas características em uma arvore evolutiva (cladograma)?

Uma árvore evolutiva representa  as características compartilhadas por grupos e também aquelas exclusivas de cada grupo. Observe o cladograma abaixo. Equinodermas e cordados são deuterostomios, enquanto apenas cordados têm notocorda. Os vertebrados são deuterostômios, apresentam notocorda e, ainda, apenas eles apresentam crânio.




Observe o cladograma abaixo e responda: em quais grupos surgiram o pulmão, maxilas, âmnio e pêlos?



Observe o cladograma abaixo e responda:quais características surgem em briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas?





3. Qual é a importância adaptativa das aquisições evolutivas?

A conquista do ambiente terrestre por plantas e animais é um grande tema de vestibular, e o estudante deve saber responder quais características que permitiram essa conquista. São essenciais aqui aquelas características que permitiram a fecundação e a sobrevivência do embrião no ambiente seco.

Estabelecida a colonização da terra seca , a competição neste ambiente se agravou e outras aquisições evolutivas foram importantes para o sucesso de certos grupos.

As plantas foram as primeiras a conquistar o ambiente terrestre. Vasos condutores de seiva surgiram nas pteridófitas e permitiram maior porte ( e melhor captação de luz). A independência reprodutiva da água foi conseguida graças ao tubo polínico e a semente permitiu a sobrevivência do embrião em ambiente seco, características surgidas nas gimnospermas.  A competição com as gimnospermas foi superada pelas angiospermas, por causa da presença de frutos e flores.

A colonização da terra pelas plantas permitiu a ocupação deste ambiente pelos animais, já que o alimento se tornou abundante.

Dos invertebrados, os insetos foram os mais bem sucedidos, por apresentarem patas articuladas, exoesqueleto de quitina praticamente impermeavel, além de excreção de ácido úrico.

Nos vertebrados, o pulmão  surgiu já nos peixes, e permitiu o acesso a vida fora da água. Patas, surgidas nos anfíbios, permitiram o deslocamento por esse ambiente. Mas foram os repteis que apresentaram as adaptações definitivas: ovo com âmnio ( que impede a desidratação do embrião), além de fecundação interna (independencia reprodutiva da água), ausência de larva aquática, tegumento praticamente impermeável, ácido úrico como excreta nitrogenada. Mamíferos e aves conquistaram de maneira exemplar ambientes terrestres frios, por serem animais endotérmicos.


 4. Como funcionam esses seres vivos? 

Levando em conta as aquisições evolutivas  e adaptações, devemos relacionar histologia, anatomia e fisiologia de animais e plantas para responder as perguntas:

1.Como que as plantas produzem ou os animais adquirem alimento  e oxigênio?
2. Como eles distruibuem esses nutrientes pelos seus corpos?
3.Quais são os mecanismos de sinalização?
4.Como é o ciclo reprodutivo e desenvolvimento desses seres vivos?
5.Quais excretas são produzidas e como são liberadas?
6.Como eles se defendem de agressores?
7.Quais são as importâncias ecológica/econômica/médica do grupo?


Para melhor estudar  tema, baixe e imprima a versão mais detalhada deste texto. Em breve incluirei questões no texto:



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