sábado, 14 de janeiro de 2012

Atividade: Doação de sangue e o vestibular



Atenção, INSTRUÇÕES
Esta atividade apresenta 3 partes : 1) Lista de exercício , 2) texto de apoio e 3)video-aula de correção de exercício. Resolva a lista de exercícios primeiro, leia depois o texto de apoio e complete o treinamento vendo os comentários nos dois vídeos. Escreva nos comentários suas dúvidas.


PARTE 1:LISTA DE EXERCíCIO
Antes de assistir as video-aulas a seguir, imprima e faça as questões sozinho, conferindo o gabarito e utlize os vídeos para correção.





PARTE 2: TEXTO DE APOIO


O Fracionamento do Sangue
fonte: Site Hemominas

Vários sistemas de grupos sanguíneos são encontrados no sangue. Os mais importantes para a transfusão de sangue são os sistemas ABO e Rh.Um indivíduo pode ter sangue de um dos quatro grupos sanguíneos O, A, B ou AB que funciona da seguinte forma:
Doador
B
A
AB
O 
Receptor
B-AB
A-AB
AB
AB-B-A-O
Estes grupos sanguíneos poderão ser de fator Rh positivo ou negativo. Numa amostragem de doadores da Fundação Hemominas observa-se:
Grupo sanguíneo
O
A
B
AB
TOTAL
Positivo
42,0%
32,2%
11,1%
3,5%
88,8%
Negativo
5,3%
4,1%
1,4%
0,4%
11,2%

O sangue colhido é sempre separado em vários componentes e cada paciente receberá aquela parte que seu organismo precisa. O sangue doado passa por um processo chamado fracionamento , no qual são obtidos os componentes sanguíneos, que são transfundidos a vários pacientes.


Logo após o término da doação, o sangue passa por um processo de centrifugação em equipamento especial; daí, ocorre a separação dos hemocomponentes que serão utilizados em transfusão, conforme a necessidade dos pacientes. São eles:
Concentrado de hemácias (CHM) – é a parte vermelha do sangue que contém as hemácias, células sanguíneas responsáveis pelo transporte do oxigênio para todo o corpo humano. É utilizado em anemias agudas como as causadas por hemorragias que ocorrem, por exemplo, em acidentes ou cirurgias com grande perda de sangue.
 Concentrado de plaquetas (CP) – é um componente claro, que contém as plaquetas, células responsáveis por um dos mecanismos de coagulação que impedem a continuidade do sangramento, formando um tampão nos vasos sanguíneos. É utilizado em caso de alteração da função ou diminuição do número de plaquetas,como ocorrem em leucemias e quimioterapia.
 Plasma fresco congelado (PFC) – é a parte líquida do sangue, clara e que contém fatores de coagulação responsáveis pelos outros mecanismos de coagulação, além da plaqueta. É utilizado em sangramento e deficiência de vários fatores de coagulação como as que ocorrem em grandes queimados e portadores de hemofilia B.
Crioprecipitado (CRIO) – é um precipitado originado do descongelamento do PFC em temperatura de 4° C, rico em fator VIII, fator XIII e fibrinogênio. É utilizado em pacientes com deficiência de fatores de coagulação (fibrinogênio e outros).


Questão da prova da medicina UFMG
Compare as informações  sobre a frequência dos tipos sanguineos , fornecida pelo site do Hemominas, e o quadro da questão do vestibular de  Medicina UFMG 2012:

Grupo sanguíneo
O
A
B
AB
TOTAL
Positivo
42,0%
32,2%
11,1%
3,5%
88,8%
Negativo
5,3%
4,1%
1,4%
0,4%
11,2%



B)Questão da UFMG



Compare, ainda, a figura fornecida pelo site (citada acima) e a figura da questão da UFMG:


CONCLUSÃO
A questão 2 da prova da UFMG 2012 foi feita com base no site da Hemominas, esse site é indicado para o aluno usar como fonte, e existem conceitos interessantes lá sobre AIDS, funções do sangue, janela imunológica e outros.

PARTE 3: VIDEO-AULA Doação de sangue e o vestibular

Primeira parte da video aula

Segunda Parte do Vídeo




Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você quer ver no blog da Sala BioQuímica?