domingo, 28 de agosto de 2011

Formação dos 3 folhetos germinativos

por Fabio Dias Magalhães
Texto de apoio para o Curso Por Dentro

Objetivos: - Diferenciar a gastrulação do ouriço-do-mar e dos cordados
                 -Compreender a formação dos anexos embrionários cório, âmnio e saco vitelino

A gastrulação é um processo marcado por migrações de células no embrião, formando o Intestino Primitivo e os 3 folhetos germinativos, nos animais triblásticos.  Veremos aqui como ocorre a gastrulação no ouriço-do-mar (modelo bastante abordado em vestibulares) e a nossa gastrulação. Clique nas figuras para ampliá-las.

Lembrando as fases anteriores...
 A fecundação forma uma célula chamada zigoto, que sofre várias mitoses. Como consequência desse processo, forma-se a mórula, estrutura pluricelular compacta. Quando o embrião deixa de  ser esta estrutura compacta, ou seja, quando surge uma cavidade (chamada blastocele), ele passa a ser chamado de blástula. A blástula dos mamíferos é chamada de blastocisto, e ja falamos dela AQUI.

A gastrulação no ouriço
       
    Os equinodermas são deuterostomados, assim como nós, cordados. Isso se refere a uma estrutura da gástrula, o blastóporo.
A gastrulação no ouriço-do-mar é caracterizada por processo de invaginação que ocorre na blástula. Nessa invaginação, a blastocele vai desaparecendo, e se forma uma nova cavidade: o intestino primitivo. O poro que comunica o intestino primitivo é o blastóporo.
Os animais em que o blastoporo forma a boca são chamado de protostômios, como os artrópodes.
Já aqueles que o blastóporo dá origem ao ânus são chamados de deuterostômios, como nós, cordados, e  o ouriço do mar.
Observe abaixo a gastrulação no ouriço.  Note que, nesse processo, vão se formar 3 camadas: Ectoderma, mesoderma e endoderma.


Entretanto, essa NÃO  é a gastrulação que ocorre nos mamíferos.

A Gastrulação nos mamíferos


Modificações no blastocisto anteriores a gastrulação
Como dissemos AQUI, a blastulação nos mamíferos tem características próprias, pois nesses há formação de placenta, que deriva, em parte, do cório. Assim, do zigoto serão formados tanto embrião como anexos embrionários. Veja, abaixo, a representação do blastocisto, a blástula dos mamíferos, em que 1 representa a Massa Celular Interna (embrioblasto) e 2 o trofoblasto.
A massa celular interna se modificará, e migrações celulares irão definir a formação de duas camadas: o epiblasto e o hipoblasto. Uma cavidade é formada, entre o epiblasto e o trofoblasto. É o âmnio.


Células do hipoblasto migram, revestindo por dentro a blastocele. Essa cavidade, derivada da blastocele, é o saco vitelino.



A formação dos 3 folhetos germinativos nos mamíferos
O embrião é , nesse momento um disco com duas camadas: o epiblasto e hipoblasto. No epiblasto se formará uma linha, um sulco, chamado de sulco primitivo. Por esse sulco, certas células do epiblasto migrarão e formarão uma camada intermediária, entre epi e hipoblasto. Assim, de disco bilaminar, o embrião se torna um disco trilaminar. Essas 3 laminas, ou 3 folhetos, são chamados de Ectoderma, Mesoderma e Endoderma.

Veja na figura abaixo, em que se destaca essa migração e formação do mesoderma:


Veja que nessa figura são feitas 2 ampliações. A figura acima mostra todo o conjunto trofoblasto e embrioblasto. Depois, há um recorte apenas para o embrioblasto. Na figura abaixo ("corte transverso do disco embrionário trilaminar), note a linha primitiva no epiblasto em azul. Por ela, células migram e formam o mesoderma (em vermelho), entre o epiblasto, agora ectoderma, e hipoblasto,agora endoderma (em amarelo).

Observe, no detalhe do embrião abaixo, a migração de células que determina a formação do mesoderma:



Observe os processos de ovulação até a gastrulação no vídeo abaixo. A partir do tempo 1:30 do vídeo, ocorre a gastrulação, na qual você pode ver a linha primitiva se formando e os 3 folhetos germinativos.

Nesse outro vídeo, novamente a gastrulação.Perceba a linha primitiva, a migração de células e os 3 folhetos germinativos.


Destino dos folhetos germinativos
Os folhetos germinativos originarão os tecidos do corpo. Por exemplo, o ectoderme formará a epiderme e o tecido nervoso. A endoderme forma o tecido epitelial do intestino, o fígado e o pâncreas. Enquanto que a mesoderme forma os tecidos conjuntivo  e muscular. Observe a figura abaixo:

Resumindo:
1)Nos mamíferos, o embrião é derivado de um conjunto chamado massa celular interna (embrioblasto).  Ela é  envolvida por outra camada de células, o trofoblasto, que formará o cório.
2)A massa celular interna se divide em 2 camadas: epiblasto e hipoblasto.  Nesse processo, forma-se o âmnio, adjacente ao epiblasto.
3)Células do epiblasto migram por uma fenda, chamada de linha primitiva, e formam uma camada entre epi e hipoblasto. Epiblasto, nesse momento, é chamado de ectoderma, e o hipoblasto de endoderma. O folheto do meio é o mesoderma.


domingo, 14 de agosto de 2011

O Blastocisto

 Curtir
Patricia FibonacciDarlene Carvalho e outras 51 pessoas curtiram isso

por Fabio Dias Magalhães
Texto, imagens e animações de apoio para o curso Por Dentro

A blastulação

       A blastulação é um evento do desenvolvimento embrionário caracterizado pela formação de uma cavidade, chamada blastocele, na mórula, que se torna blástula.
         A mórula é uma fase embrionária pluricelular e compacta. A blástula, fase que se segue à mórula, apresenta cavidade (blastocele).
A Mórula (1) é compacta, enquanto a Blástula (2) apresenta uma cavidade (blastocele)

A figura acima representa a blastulação. ENTRETANTO, essa NÃO é a blastulação  que ocorre nos mamíferos. 

Nos vertebrados, o zigoto não origina apenas o embrião, mas também outras estruturas que dão suporte a ele, os anexos embrionários.

Todos os vertebrados (exceto anfíbios) apresentam saco vitelino. E embriões de  répteis e seus descendentes (aves e mamíferos) ocorrem o âmnio, cório e alantóide (por isso esses animais são chamados de amniotas).

Assim, a blástula dos vertebrados dá origem ao embrião, mas também aos anexos embrionários. Que blástula é essa, e quais são suas características?

(clique nas figuras caso queira ampliá-las. Algumas já estão no tamanho máximo).

O Blastocisto

Como eu disse, a blástula está representada abaixo, com a blastocele:
Já a blástula de mamíferos é diferente, chamada de blastocisto:

O blastocisto apresenta dois grupos celulares: a massa celular interna (embrioblasto) , representado por 1, e um conjunto de células que envolve essa massa e uma cavidade, representado por 2, chamado de trofoblasto.

O embrião se originará da massa celular interna (1). O trofoblasto originará o cório.
Comparando a blastulação apresentada acima, esse processo nos mamíferos ocorre dessa forma:

O mesmo processo em outra figura:

O trofoblasto é essencial para implantação do embrião no útero. Ele produz enzimas que digerem as células uterinas permitindo essa implantação. Além disso, ele é essencial à permanência do embrião, já que produz HCG (Gonadotrofina coriônica humana, também produzida pelo cório), que estimula o ovário a continuar produzindo progesterona, o que impede o descamamento do endométrio e aborto. O HCG no sangue ou urina da mãe é indicativo de gravidez. 





A massa celular interna, o embrião, se rearranja formando duas camadas: o epiblasto e o hipoblasto. Ao fazer isso, surge uma nova cavidade, que será a cavidade amniótica.







Células do hipoblasto migram e revestem a blastocele. Essa cavidade revestida por essas células é o saco vitelino.




O vídeo abaixo mostra desde a fecundação, formação do zigoto, clivagens, mórula e blástocisto e além. Após a o blastocisto, ocorre a formação dos 3 folhetos geminativos (ecto, endo e mesoderma), evento relacionado à próxima fase embrionária, a gástrula.
Reparem na a massa celular interna e trofoblasto.

Responda: Em uma perspectiva biotecnológica, qual é a importância do blastocisto?

Saiba mais:


 Curtir
Patricia FibonacciDarlene Carvalho e outras 51 pessoas curtiram isso

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Começou o Curso Por Dentro!

Finalmente, depois de um mês de divulgação, começa o curso Por Dentro. Saiba mais sobre em
http://salabioquimica.blogspot.com/2011/06/curso-por-dentro.html

A primeira aula é sobre Embriologia.
Interessados em conhecer o curso ou assistir uma aula experimental, inscrevam-se em salabioquimica@gmail.com .

O que você quer ver no blog da Sala BioQuímica?