segunda-feira, 4 de julho de 2011

Porque nós temos Mandíbulas


Acabei de chegar da aula da salinha e do "Questão com Porção".

Visitas ilustres

Estamos acabando o módulo Genética e Evolução. Hoje contamos com convidados muito especiais. Alan Araújo e Marcelo Camargos, estudantes de medicina da ufmg e ex-alunos da sala. São eles que estão no banner aí em cima  do blog, ja que conquistaram o 7o lugar e 1o lugar.


Os dois vieram contar sobre sua experiencia de vestibulandos, e acabaram virando palestrantes. Comentaram sobre estratégias de resolução de questão. Falaram especificamente sobre a 1a questão da prova de 2010 (que os alunos fizeram no simulado do dia) .





Gabriely rindo do Alan

Alan e Marcelo


Dr Araujo (lembra disso da aula do ano passado?)



Julia com fome.



Depois segui comentando sobre essa questão e sobre evolução dos vertebrados.

Questão com porção


Como prometido - sim, nós cumprimos promessas, e não enrolamos como Letícia Lage - hoje ocorreu a primeira edição do questão com porção 2011.

 Era para ser a segunda edição, mas ela - Leticia Lage - tumutuou o primeiro encontro, havendo apenas porção SEM questão.

Dessa vez aconteceu, e estavam presentes....3 pessoas!

Ok,ok, ninguém acredita em mim quando digo que vou corrigir questões comendo porção. AINDA.

A porção (uma delas)

Bia, Klaister e Rafael ,que constrangi a irem comigo

Porção de mandioca, carne de sol, coca-cola e explicação sobre circulação dupla


Detalhe no esquema de circulação dupla explicado no guardanapo


 Rafael, Amabis e Martho estavam com a gente


Gostei demais. Conversamos sobre especialização celular, corrigimos o simulado do dia, falamos sobre a importância de marcadores como fosseis marcadores, radioisotopos e, dentro do simulado e da discussão promovida por Alan e Marcelo, DNA mitocondrial como marcador da herança materna.

Discutimos um tema relacionado com o simulado, com a palestra, com a aula E com questão com porção: Mandíbula. Citei a importância do aparecimento dos Gnastostomados, diferenciando-os dos agnatos. Bia foi  certeira na vantagem da mandíbula: maior diversidade alimentar. E prosseguimos mastigando batata, carne de sol e macaxeira.

Além desses temas, criamos o conceito de peixeiro, aquele (a) que constantemente está a vender o seu peixe. É uma metáfora complexa que não cabe aqui explicar. Um colega de nome diferente inspirou esse conceito.


Prosear e comer: como é bom ter mandíbulas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você quer ver no blog da Sala BioQuímica?