quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Questoes de Método Científico

1.(FDM) “ Frutos maduros estimulam o amadurecimento de frutos verdes”. Proponha um experimento para testar essa afirmação.
2. (UFMG Adaptada) Analise o experimento ao lado.
1. O que se pode concluir a partir dos resultados?
2.Explique qual é a importância no experimento do:
a) carbono 14
________________________________________
b) água de cal
3. Sabe-se que a fotossíntese é um processo em que participam como reagentes água e dióxido de carbono e libera como produtos o oxigênio e glicose.
A) de qual dos reagentes origina-se o produto oxigênio?
B) Como provar experimentalmente a sua resposta em A?
4. Sabe-se que o cerebelo é um órgão do sistema nervoso central relacionado ao equilíbrio. Explique como possivelmente pesquisadores chegaram a essa conclusão.
5.(PUC modificada) Nos últimos dez anos, o seqüenciamento do DNA revolucionou a ciência e gerou novos conhecimentos sobre seres procariotos e eucariotos, inclusive permitiu o estabelecimento de comparações genômicas com o intuito de analisar quais genes são típicos de um organismo e quais foram perdidos no processo evolutivo.Em um laboratório, realizou-se um experimento com a bactéria Mycoplasma genitalium, que possui apenas 470 genes, com o intuito de verificar se todos esses genes eram essenciais para a sobrevivência dessa espécie.Qual é o objetivo do experimento apresentado?


6. (UFMG 2002) Pesquisas identificaram um gene recessivo que pode causar a obesidade em camundongos. O alelo normal – dominante – codifica a leptina, hormônio secretado pelos adipócitos, a qual se liga a um receptor no hipotálamo, o centro de controle corporal do apetite. Assim, níveis altos de leptina levam à saciedade e à conseqüente perda de apetite, enquanto níveis mais baixos desse hormônio levam ao aumento do apetite. Observe o esquema ao lado.

A) Com base nas informações desse esquema, considere que, após o tratamento, os camundongos do grupo I cruzem entre si. Nesse caso, IDENTIFIQUE o fenótipo – obeso ou normal – que seria esperado na descendência desses animais.
JUSTIFIQUE sua resposta.
Fenótipo:
Justificativa
B) Considere a ocorrência de uma mutação no gene que codifica os receptores de leptina e impede a ligação leptina/receptor. Assim sendo, que fenótipo(s) apresentarão os camundongos portadores dessa mutação? JUSTIFIQUE sua resposta.
Fenótipo(s): ______________________________________________________________________
Justificativa: ______________________________________________________________________
5. A tecnologia do DNA recombinante pode permitir a produção do hormônio leptina.
A) CITE a propriedade do código genético que possibilitará essa produção.
B) Considerando que o mRNA da leptina possui 504 nucleotídeos, DETERMINE o número de aminoácidos
que formam a leptina.
Nº de aminoácidos:________________________________________________________________
JUSTIFIQUE sua resposta.
9.(UFMG modificada) Analise esta tabela:
A.Das características expostas, qual delas apresenta menor influencia genética?Justifique.
11. (UFMG 2009 MODIFICADA) Em 1928, Griffith realizou uma série de experimentos com a bactéria Streptococcus pneumoniae,causadora da pneumonia no homem. As variantes capsuladas são virulentas (linhagem S) enquanto as não capsuladas (linhagem R) não são. Analise estes esquemas referentes aos experimentos de Griffith:
1. A partir dessa análise e considerando outros conhecimentos sobre o assunto,
A ) EXPLIQUE, do ponto de vista biológico, por que foi possível recuperar bactérias do tipo S vivas no camundongo, na etapa IV.
B) identifique a etapa I, II, III ou IV utilizada para a produção de vacinas.
JUSTIFIQUE sua resposta.
2. Argumente a favor da importância das bactérias para
A ) a saúde humana.
B) o meio ambiente.

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