Um grande tema que pode ser abordado em uma prova de Biologia e Química (Medicina/UFMG) é a compreensão de fenômenos farmacológicos.
Por exemplo, para entender a absorção de um fármaco, é necessário levar em conta as suas características químicas e a da membrana plasmática. Sobre isso, cito Rang e Dale, do livro Farmacologia:
"(...)existe uma estreita correlação entre a solubilidade lipídica e a permeabilidade da membrana celular às diversas substâncias. Por essa razão, a solubilidade lipídica é um dos determinantes mais importantes das caracteristicas farmacocinéticas de um fármaco, permitindo diversas vezes prever diversas propriedades - como a taxa de absorção intestinal, a penetração no cérebro e outros tecidos e o grau de eliminação renal- a partir do conhecimento da sua lipossolubilidade"
Ainda sobre o assunto, os autores tratam de fármacos que são ácidos ou bases fracas,considerando a reação:
"Em ambos os casos, a espécie ionizada, BH+ ou A-, apresentou uma solubilidade lipidica muito baixa, sendo virtualmente incapaz de difundir-se através de membranas, exceto onde existia um mecanismo específico de transporte."
Os autores propõe a figura abaixo, que mostra que moléculas com lipossolubilidade alta apresentam grande permeação de membrana. Clique na figura para uma melhor visualização.
TRATAREMOS DESSE E DE OUTROS TEMAS NA AULA PRINCIPIOS DE FARMACOLOGIA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário