sábado, 24 de agosto de 2013

Questões abertas em pdf sobre Doenças infecto-parastárias

Lista de questões abertas em pdf sobre botânica

Lista de questões em pdf sobre Biomas

Transporte de seiva elaborada

O surgimento dos vasos condutores de seiva permitiu que as plantas alcançassem maior porte, característica importante na competição pela luz. Enquanto o xilema transporta seiva bruta (água e sais minerais) e floema transporta a seiva elaborada pela folha.


Figura 1 O xilema transporta água e sais minerais da raiz até as folhas e o floema transporta carboidratos até frutos e raizes.


O floema é um vaso mais externo que o xilema, composto de células vivas. Enquanto a folha é a fonte dessa seiva, raizes e frutos funcionam como drenos.  A água transportada pelo xilema é usada em parte pela folha para a fotossíntese. A glicose é ativamente bombeada do parênquima para o floema, tornando-o mais concentrado em soluto do que o xilema. Como consequência, a agua do xilema se desloca por osmose para o floema, produzindo neste ponto uma maior pressão. A água, assim, flui do ponto de maior pressão para o de menor pressão, o que determina o fluxo no floema. Acompanhe na figura:
 
Figura 2: A produção e o fluxo da seiva elaborada. Da esquerda para a direita: os carboidratos da folha são bombeados para o floema, o que estimula a vinda a água do xilema por osmose, determinando um ponto de alta pressão hídrica, que leva ao fluxo de seiva elaborada.

 
Figura 3: Da fonte ao dreno. Observe que o floema na folha tem elevada concentração de açúcar, o que estimula a entrada de água vinda do xilema por osmose. Isso determina o fluxo da fonte (folha) para os drenos ( raiz).

Efeitos do anelamento

O anelamento é uma técnica de retirada do floema. Quando feito no tronco central, ele leva à morte da raiz e, por consequencia, da planta. Já o anelamento em um galho permite a produção de frutos maiores e mais doces.
 
Figura 4: O anelamento prejudica o floema, mas não o xilema. O acúmulo de seiva elaborada  leva ao espessamento logo acima do anel.

 
 Figura 5: Um dos anelamentos, A ou B, resultou na morte da planta C. Qual dos dois?


 
Figura 6: o anelamento do galho permite a produção de frutos maiores e mais doces, já que esses recebem exclusivamente a seiva elaborada das folhas desse galho.


Clique AQUI para ler sobre Transporte de seixa bruta.

Leia mais sobre o tema em Geometria da vida: relação superfície/volume.

Conheça os cursos da Sala BioQuímica clicando AQUI.


Vídeo sobre o fluxo no floema:

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

UERJ E A SALA BIOQUIMICA

 A Sala Bioquímica tem o objetivo de permitir que o estudante crie habilidade e conteúdos para sua aprovaçãos nos diversos vestibulares do País.A UERJ é um dos focos de treinamento da prova.

 O treinamento na sala geralmente é focado em TEMAS e não apenas em vestibulares.

Existem 3 cursos de biologia na Sala: 1) Genética e Evolução; 2) Por dentro (embrio, histologia, anatomia, fisiologia comparados, alem de doenças nutricionais, infecto-parasitárias, auto-imunes e genéticas); 3) Ambiente e saúde (ecologia, botânica, epidemiologia, microbiologia). QUAL CURSO FAZER?  O aluno deve fazer sua escolha conforme suas dificuldades. Discutiremos isso abaixo.

Abaixo, os conteúdos programadas do vestibular da UERJ e os comentários sobre os cursos da sala relacionados. 
 ( o conteúdo programático foi retirado de: http://www.vestibular.uerj.br/portal_vestibular_uerj/arquivos/arquivos2014/ed_2014/conteudos_programaticos.pdf)
1) TEMA DA UERJ: "Seres vivos
Classificação dos seres vivos: sistemática filogenética; reinos e domínios
Evolução: origens da vida; mecanismos e teorias evolutivas e de seleção; biodiversidade"
Bases da ecologia: ecossistemas e biomas;  fluxo de energia e de matéria na biosfera; cadeias e teias alimentares; relações ecológicas; ciclos biogeoquímicos; poluição e desequilíbrio ecológico


 CURSOS DA SALA:
No Curso Genética e Evolução estudamos mecanismos e teorias evolutivas e de seleção, a origem da vida e da diversidade, além do estudo filogenético, especialmente do filo Cordata e os domínios Archaea, Eubacteria e Eukarya.

No curso Ambiente e Saúde, são tratados o reino Plantae e seus filos, além dos reinos Fungi, Protista, e Monera, especialmente bastante relacionados a temas de interesse econômico e sanitário. E o grande foco do curso é ecológico, fundamentanto e aprofundando os temas"Bases da ecologia: ecossistemas e biomas;  fluxo de energia e de matéria na biosfera; cadeias e teias alimentares; relações ecológicas; ciclos biogeoquímicos; poluição e desequilíbrio ecológico"

No curso Por Dentro, comparamos a anatomia, histologia e fisiologia de animais e plantas, abordando os Reinos Animalia e Plantae, além de tratarmos dos prejuízos e benefícios dos microorganismos ao corpo (abordando, assim, os filos Nematelmintos e Platelmintos, os Reinos Monera e Protista).


2)"Vírus, células e tecidos .Vírus: estrutura; tipos; reprodução. Células procariotas e eucariotas: características morfológicas e funcionais; principais componentes químicos; mecanismos e fases da divisão celular; sistema de biomembranas e mecanismos de transporte; organelas
Bioenergética: respiração celular; fermentação; fotossíntese; quimiossíntese
Multicelularidade: classicação, estrutura e funções dos tecidos animais e vegetais; desenvolvimento embrionário dos animais; germinação e dormência"

CURSOS DA SALA:
Curso Por dentro e Aula Divisão e Diferenciação celular: Vírus, células e tecidos .Vírus: estrutura; tipos; reprodução. Células procariotas e eucariotas: características morfológicas e funcionais; principais componentes químicos; mecanismos e fases da divisão celular; sistema de biomembranas e mecanismos de transporte; organelas Bioenergética: respiração celular; fermentação
Multicelularidade: classicação, estrutura e funções dos tecidos animais e vegetais; desenvolvimento embrionário dos animais; germinação e dormência"
Curso Ambiente e Saúde : fotossintese, quimiossíntese, germinação, dormência, classicação, estrutura e funções dos tecidos  vegetais

3)"Bases da genética Os ácidos nucleicos DNA e RNA: estrutura; funções
Cromossomos e genes: código genético; síntese de proteínas; regulação da expressão gênica; mutação e recombinação gênica Engenharia genética: tecnologia do DNA recombinante; células-tronco
Hereditariedade: mendelismo e neomendelismo; doenças hereditárias; alterações no patrimônio genético"

CURSO DA SALA: Esses são os grandes temas do Curso Genética e evolução.


4) "Bioquímica e fisiologia de animais e vegetais
Metabolismo: estrutura e cinética de enzimas; anabolismo e catabolismo de carboidratos, lipídios e proteínas; tipos e funções dos hormônios; vitaminas Processamento dos alimentos: digestão; absorção e transporte de nutrientes nos animais; captação de macro e micronutrientes pelos vegetais
Respiração: mecanismos; órgãos e tecidos envolvidos; captação e transporte de gases
Circulação: mecanismos; órgãos e tecidos envolvidos; transporte da seiva nas plantas
Excreção nos animais: mecanismos; órgãos e tecidos envolvidos
Homeostasia: mecanismos termorregulatórios; manutenção do pH; osmorregulação; equilíbrio hidrossalino e equilíbrio ácido-básico
Sistema nervoso: estrutura; transmissão do impulso nervoso
Reprodução: tipos; gametas e fecundação em animais e vegetais
O sistema imune animal: anticorpos; processos imunológicos"

Todos são temas do curso Por Dentro, que procura comparar a fisiologia animal e vegetal, aprofundando nos temas da fisiologia animal. O curso Ambiente e saúde aprofunda na fisiologia vegetal.

5) "Saúde e bem-estar do homem
Doenças infecciosas: agentes causadores; endemias, epidemias e pandemias
Doenças parasitárias e carenciais no Brasil: agentes causadores; profilaxia
Medidas preventivas em saúde pública: higiene; vacinação"

No curso Por dentro vemos o impacto das doenças infecto-parasitárias na saúde humana, alem das medidas preventivas. A análise epidemiológica é feita no curso Ambiente e Saúde.


Qual curso fazer? 
A escolha, como dito, passa pelas dificuldades do aluno. Caso o aluno queira fazer todos, atualmente a ordem mais indicada seria:

Primeiro: Ambiente e Saúde: que prepara para UERJ, PUC,mas também para o ENEM.
Segundo: Genética e Evolução, depois do ENEM
Terceiro: Por dentro
Quarto: Curso de Revisão da UERJ 

Assim, todo conteúdo é contemplado e ainda haveria uma boa preparação para o ENEM, que tem maior foco ambiental.

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Cursos e Aulas no segundo semestre

Cursos e aulas para preparação para ENEM, UERJ, UNICAMP, Ciências Médicas e outros vestibulares:

1)CURSO AMBIENTE E SAUDE: Os principais temas do enem e dos vestibulares (UERJ, Ciências médicas, PUC, etc), relacionados a atividades humanas e seu impacto sobre o ambiente e sobre a saude.Ecologia (Impactos, Ciclos da matéria, Biomas,sucessão, etc) , botânica, zoologia, dentre outros assuntos serão tratados.Foco em treino de questões abertas e fechadas.
Início:Nesta sexta, 9 de agosto, com a aula de Revisão de botânica, das 17 as 20 horas até o ENEM.( Mensalidade 200 reais, 150 reais para os 5 primeiros inscritos)

2)AULA REVISAO DE BOTANICA: Grupos vegetais, Morfologia e fisiologia vegetal. PRIMEIRA TURMA ESGOTADA! MARCAREMOS EM BREVE A REPRISE!

3)Controle e descontrole da divisão celular: Sábado 10 de agosto, de 8 as 11 horas. (GRATUITA)

4)AULA DOENÇAS CARDIOVASCULARES: Sábado 10 de agosto, das 14 as 15 horas. Revisão de Sistema Circulatorio, doenças e aula prática de coracão.(VALOR: 15 REAIS)

4)AULA DIVISAO E DIFERENCIAÇAO CELULAR: CONTROLE E DESCONTROLE. Segunda 12 de agosto, 18h-21h.

5)Curso de Química, com o professor Adriano Guimarães


6)Curso genética e evolução
7)Curso Por dentro: fisiologia,embriologia,  anatomia e histologia humanas e comparadas.

Todas aulas serão no ed. Malleta, rua da Bahia 1148 sala 1728. Inscrições INBOX ou em salabioquimica@gmail.com



Clique aqui para conhecer os aprovados da Sala Bioquímica

O que você quer ver no blog da Sala BioQuímica?