terça-feira, 26 de junho de 2012
domingo, 17 de junho de 2012
Curso de Inverno: Estequiometria, soluções e propriedades coligativas
Em Julho, na Sala BioQuímica, será oferecido pelo professor Adriano Guimarães o curso de Estequiometria,soluções e propriedades coligativas. As vagas são limitadas!
Aproveitando a oportunidade, conheça o cronograma do Curso de Química, dado pelo professor Adriano Guimarães:
Cronograma do Curso de Química
Professor: Adriano silva Guimarães
Valor Mensal: R$ 200,00
Julho:
04/07/2012: Cálculos estequiométricos
11/07/2012: Cálculos estequiométricos
18/07/2012: Soluções
25/07/2012: Soluções Obs: 2 encontros para propriedades coligativas
Agosto:
01/08/2012: Funções e Reações Inorgânicas
08/08/2012: Funções e Reações Inorgânicas
15/08/2012: Química Orgânica
domingo, 10 de junho de 2012
Curso de Estequiometria e Soluções
No final de Junho o professor Adriano Guimarães oferecerá um curso de Estequiometria e Soluções, temas onipresentes nos vestibulares abertos e fechados e para os quais os alunos apresentam grande dificuldade. Serão 4 encontros com 4 horas de aula cada, mais 4 simulados. A aula ocorrerá nas tardes de quarta-feira (14h as 18h). Inscrições abertas! As vagas são limitadas!
Curso Estequiometria e soluções
4 encontros com 4 horas de aula
4 simulados
Quartas feiras de 14h as 18h
Investimento: R$200,00 a mensalidade
Contato: 9812 – 1845.
Para saber mais da Sala
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quarta-feira, 6 de junho de 2012
Parabéns, aprovadas!
Veja mais Aprovados da sala clicando AQUI e depoimentos clicando AQUI.
No começo desse ano, em uma mesa do shopping cidade, reunimos várias alunas e eu para conversarmos sobre o vestibular. Elas tinham sido reprovados no ano anterior. Mas se juntaram, se apoiaram, e formaram um grupo quase sincicial de amigas. Perdemos um pouco de contato ao longo dos meses, mas elas continuaram juntas, estudando, se apoiando.
Bem, o grupo está se desfazendo.
Mas porque já começaram as aprovações, que eu tenho certeza que vão continuar.
Parabéns Mariana Lima e Marcela Bolmeni, colegas da UNI-BH e Izabela Reis, que vai estudar na praia, acadêmica da UNESC, todas futuras médicas.
No começo desse ano, em uma mesa do shopping cidade, reunimos várias alunas e eu para conversarmos sobre o vestibular. Elas tinham sido reprovados no ano anterior. Mas se juntaram, se apoiaram, e formaram um grupo quase sincicial de amigas. Perdemos um pouco de contato ao longo dos meses, mas elas continuaram juntas, estudando, se apoiando.
Bem, o grupo está se desfazendo.
Mas porque já começaram as aprovações, que eu tenho certeza que vão continuar.
Parabéns Mariana Lima e Marcela Bolmeni, colegas da UNI-BH e Izabela Reis, que vai estudar na praia, acadêmica da UNESC, todas futuras médicas.
Mariana Lima
Izabela Reis
Marcela Bolmeni
Repito o que escrevi no facebook:
Começou! O grupo dos biosferas começa a se separar. Não por problemas, mas por vitórias. As vitórias da Bela, Marcela e Mariana são delas, graças a seus esforços, mas também nossa, como uma torcida que toma posse da conquista do seu time. São vitórias inspiradoras, motivadoras. O grupo vai se separando, vai deixando de ser um grupo de vestibulandos para se tornar um grupo de colegas da medicina. Encontraremos na mesma universidade, ou no intermed ou no hospital, ou em algum congresso, ou em um bar, ou sei la. Mas espero que nunca possamos nos perder. A vitória é uma consequencia do esforço e da persistencia. E ela será nossa, e ja está vindo, e já chegou.
Os próximos aprovados serão Bruna Quintão, Matheus, Dácio, Sarah Alvarenga e Denniece. VamoTime!
segunda-feira, 4 de junho de 2012
Sistema Endócrino: comentários, videos e lista de questões abertas
Por Fabio Dias Magalhães
Texto de apoio para o Curso Por Dentro
O sistema Endócrino, assim como o sistema
nervoso, tem função de coordenação dos outros sistemas. Entretanto, existem
diferenças entre essas duas formas de coordenação.
Os sinais do sistema nervoso
- impulso nervoso e neurotransmissão - são mais rápidos do que o hormônio, que é
o sinal do sistema nervoso. Podemos entender porque: enquanto o neurônio faz
sinapse diretamente com o órgão alvo, o hormônio é lançado no sangue por uma glândula endócrina e
transportado até o órgão que será estimulado e , por isso, é um sinal de resposta mais lenta comparado ao impulso
nervoso.
O sistema nervoso se comunica através do impulso nervoso e da neurotransmissão, já o endócrino sinaliza através do hormônio (sinal químico que é transportado pelo sangue e se liga a células alvo)
São
temas que o vestibulando deve saber sobre sistema endócrino:
1)O controle da glicemia e calcemia;
2)A retroalimentação negativa (“feeedback”
negativo);
3)O controle do metabolismo e da produção de calor;
4)O controle hidrossalino ( e por isso pressório);
5)O ciclo menstrual;
6)A ação dos hormônios tróficos hipofisários;
7)O controle do sistema imune.
Glândulas Endócrinas e funções do sistema endócrino
Video-Aula
Diabetes
Questões
1. (Fuvest 94) Os
seguintes eventos ocorrem em células das Ilhotas de Langerhans do pâncreas:
I. secreção de hormônio no sangue;
II. produção de proteína pelos ribossomos;
III. transporte de
proteína ao aparelho de Golgi.
a) Em que ordem esses
eventos ocorrem?
b)
Que hormônios são produzidos nessas células?
2. (Unicamp 98) Os
fumantes causam maiores danos às suas vias respiratórias ao introduzir nelas
partículas de tabaco e substâncias como nicotina em concentrações maiores do
que as existentes no ar. Estas substâncias inicialmente paralisam os cílios na
traquéia e brônquios e posteriormente os destroem. Além disso, a nicotina
provoca a liberação excessiva de adrenalina no sangue aumentando o risco de
acidentes vasculares.
a) A que tipo de tecido
estão associados os cílios?
b) Qual é a conseqüência
da paralisação e destruição dos cílios das vias respiratórias?
c) Explique como os
efeitos fisiológicos da liberação da adrenalina podem aumentar os riscos de
acidentes vasculares.
d)
Onde é produzida a adrenalina?
1.
a) II - III - I
b)
insulina e glucagon
2.
a) Os cílios são prolongamentos celulares do epitélio cilíndrico
pseudoestratificado que revestem o aparelho respiratório humano.
b)
A paralisação ou destruição dos cílios acarreta o acúmulo de impurezas inaladas
com o ar nas vias respiratórias.
c)
A adrenalina provoca vasoconstrição e, conseqüentemente, aumento da pressão
arterial. Este fato aumenta o risco de acidentes vasculares como a ruptura de
vasos sanguíneos.
d)
A adrenalina é produzida pela medula das glândulas supra-renais e pelas
terminações nervosas do sistema nervoso autônomo simpático.
Baixe e imprima outras questões:
Para Saber Mais
sábado, 2 de junho de 2012
Temperatura e os seres vivos
Temperatura é a medida da agitação das partículas e está relacionada a energia cinética média dessas. A vida só é possível em certa faixa de temperatura. A elevação da temperatura do planeta permitiu o surgimento e a permanência dos seres vivos no planeta. Ou seja, se não fosse o efeito estufa, não haveria vida da forma que conhecemos.
Esse tema é muito frequente em vestibulares, que podem abordar a) importância do efeito estufa para a vida e efeitos do aquecimento global; b) Fatores que influenciam a atividade enzimática (relacionando ainda com cinética química) ; c)diferenças de homeotérmicos e heterotérmicos.
Estude no blog os vários assuntos que relacionam temperatura e seres vivos, clicando nos links:
1)Webquest Termorregulação: responda as perguntas!
2)Temperatura corpórea e homeostasia: Por queAnimais endotérmicos não estão em equilíbrio térmico com seu meio?
3)Termorregulação, Parte 1: Qual é a relação de alto metabolismo e endotermia? Por que apenas aves e mamíferos são endotérmicos?
4)Termorregulação, parte 2: Regulando a transferência de calor
5)Termorregulação, parte 3: Condições ambientais e temperatura corpórea. Quais ajustes permitem aos homeotérmicos a manutenção de sua temperatura durante variações ambientais?
8)A Geometria da vida: Como o porte do animal pode influenciar o seu metabolismo?
Para Saber Mais
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