domingo, 17 de junho de 2012

Curso de Inverno: Estequiometria, soluções e propriedades coligativas


Em Julho, na Sala BioQuímica, será oferecido pelo professor Adriano Guimarães o curso de Estequiometria,soluções e propriedades coligativas. As vagas são limitadas!

Aproveitando a oportunidade, conheça o cronograma do Curso de Química, dado pelo professor Adriano Guimarães:

Cronograma do  Curso de Química

Programação Sala Bioquímica – Curso extensivo de Química
Professor: Adriano silva Guimarães
Valor Mensal: R$ 200,00
Julho:
04/07/2012: Cálculos estequiométricos
11/07/2012: Cálculos estequiométricos
18/07/2012: Soluções
25/07/2012: Soluções Obs: 2 encontros para propriedades coligativas
Agosto:
01/08/2012: Funções e Reações Inorgânicas
08/08/2012: Funções e Reações Inorgânicas
15/08/2012: Química Orgânica


domingo, 10 de junho de 2012

Curso de Estequiometria e Soluções



No final de Junho o professor Adriano Guimarães oferecerá um curso de Estequiometria e Soluções, temas onipresentes nos vestibulares abertos e fechados e para os quais os alunos apresentam grande dificuldade. Serão 4 encontros com 4 horas de aula cada, mais 4 simulados. A aula ocorrerá nas tardes de quarta-feira (14h as 18h). Inscrições abertas! As vagas são limitadas!


Curso Estequiometria e soluções
4 encontros com 4 horas de aula
4 simulados
Quartas feiras de 14h as 18h
Investimento: R$200,00 a mensalidade

Contato: 9812 – 1845.

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Para saber mais da Sala



quarta-feira, 6 de junho de 2012

Parabéns, aprovadas!

Veja mais Aprovados da sala clicando AQUI e depoimentos clicando AQUI.

No começo desse ano, em uma mesa do shopping cidade, reunimos várias alunas e eu para conversarmos sobre o vestibular. Elas tinham sido reprovados no ano anterior.  Mas se juntaram, se apoiaram, e formaram um grupo quase sincicial de amigas. Perdemos um pouco de contato ao longo dos meses, mas elas continuaram juntas, estudando, se apoiando.

Bem, o grupo está se desfazendo.

Mas porque já começaram as aprovações, que eu tenho certeza que vão continuar.

Parabéns Mariana Lima e Marcela Bolmeni, colegas da UNI-BH e Izabela Reis, que vai estudar na praia, acadêmica da UNESC, todas futuras médicas.


Mariana Lima
 Izabela Reis

Marcela Bolmeni

Repito o que escrevi no facebook:
Começou! O grupo dos biosferas começa a se separar. Não por problemas, mas por vitórias. As vitórias da Bela, Marcela e Mariana são delas, graças a seus esforços, mas também nossa, como uma torcida que toma posse da conquista do seu time. São vitórias inspiradoras, motivadoras. O grupo vai se separando, vai deixando de ser um grupo de vestibulandos para se tornar um grupo de colegas da medicina. Encontraremos na mesma universidade, ou no intermed ou no hospital, ou em algum congresso, ou em um bar, ou sei la. Mas espero que nunca possamos nos perder. A vitória é uma consequencia do esforço e da persistencia. E ela será nossa, e ja está vindo, e já chegou.
  
 Os próximos aprovados serão Bruna Quintão, Matheus, Dácio, Sarah Alvarenga e Denniece. VamoTime!

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Sistema Endócrino: comentários, videos e lista de questões abertas


Por Fabio Dias Magalhães
Texto de apoio para o Curso Por Dentro

O sistema Endócrino, assim como o sistema nervoso, tem função de coordenação dos outros sistemas. Entretanto, existem diferenças entre essas duas formas de coordenação. 
Os sinais do sistema nervoso - impulso nervoso e neurotransmissão - são mais rápidos do que o hormônio, que é o sinal do sistema nervoso. Podemos entender porque: enquanto o neurônio faz sinapse diretamente com o órgão alvo, o hormônio é lançado no  sangue por uma glândula endócrina e transportado até o órgão que será estimulado e , por isso, é um sinal  de resposta mais lenta comparado ao impulso nervoso.

 O sistema nervoso se comunica através do impulso nervoso e da neurotransmissão, já o endócrino sinaliza através do hormônio (sinal químico que é transportado pelo sangue e se liga a células alvo)


São temas que o vestibulando deve  saber sobre sistema endócrino:

1)O controle da glicemia e calcemia;
2)A retroalimentação negativa (“feeedback” negativo);
3)O controle do metabolismo e da produção de calor;
4)O controle hidrossalino ( e por isso pressório);
5)O ciclo menstrual;
6)A ação dos hormônios tróficos hipofisários;
7)O controle do sistema imune.

 Glândulas Endócrinas e funções do sistema endócrino

Video-Aula


Diabetes

Questões

1. (Fuvest 94) Os seguintes eventos ocorrem em células das Ilhotas de Langerhans do pâncreas:

  I. secreção de hormônio no sangue;
 II. produção de proteína pelos ribossomos;
III. transporte de proteína ao aparelho de Golgi.

a) Em que ordem esses eventos ocorrem?
b) Que hormônios são produzidos nessas células?

2. (Unicamp 98) Os fumantes causam maiores danos às suas vias respiratórias ao introduzir nelas partículas de tabaco e substâncias como nicotina em concentrações maiores do que as existentes no ar. Estas substâncias inicialmente paralisam os cílios na traquéia e brônquios e posteriormente os destroem. Além disso, a nicotina provoca a liberação excessiva de adrenalina no sangue aumentando o risco de acidentes vasculares.
a) A que tipo de tecido estão associados os cílios?
b) Qual é a conseqüência da paralisação e destruição dos cílios das vias respiratórias?
c) Explique como os efeitos fisiológicos da liberação da adrenalina podem aumentar os riscos de acidentes vasculares.
d) Onde é produzida a adrenalina?

Repostas:

1. a) II - III - I
b) insulina e glucagon

2. a) Os cílios são prolongamentos celulares do epitélio cilíndrico pseudoestratificado que revestem o aparelho respiratório humano.

b) A paralisação ou destruição dos cílios acarreta o acúmulo de impurezas inaladas com o ar nas vias respiratórias.

c) A adrenalina provoca vasoconstrição e, conseqüentemente, aumento da pressão arterial. Este fato aumenta o risco de acidentes vasculares como a ruptura de vasos sanguíneos.

d) A adrenalina é produzida pela medula das glândulas supra-renais e pelas terminações nervosas do sistema nervoso autônomo simpático.


Baixe e imprima outras questões: 
Para Saber Mais




sábado, 2 de junho de 2012

Temperatura e os seres vivos


Temperatura é a medida da agitação das partículas e está relacionada a energia cinética média dessas. A vida só é possível em certa faixa de temperatura. A elevação da temperatura do planeta permitiu o surgimento e a permanência dos seres vivos no planeta.  Ou seja, se não fosse o efeito estufa, não haveria vida da forma que conhecemos.

Esse tema é muito frequente em vestibulares, que podem abordar a) importância do efeito estufa para a vida e efeitos do aquecimento global; b) Fatores que influenciam a atividade enzimática (relacionando ainda com cinética química) ; c)diferenças de homeotérmicos e heterotérmicos.

Estude no blog os vários assuntos que relacionam temperatura e seres vivos, clicando nos links:


1)Webquest Termorregulação: responda as perguntas!

2)Temperatura corpórea e homeostasia: Por queAnimais endotérmicos não estão em equilíbrio térmico com seu meio?

3)Termorregulação, Parte 1: Qual é a relação de alto metabolismo e endotermia? Por que apenas aves e mamíferos são endotérmicos?

4)Termorregulação, parte 2: Regulando a transferência de calor

5)Termorregulação, parte 3: Condições ambientais e temperatura corpórea. Quais ajustes permitem aos homeotérmicos a manutenção de sua temperatura durante variações ambientais?



8)A Geometria da vida: Como o porte do animal pode influenciar o seu metabolismo?



Para Saber Mais


O que você quer ver no blog da Sala BioQuímica?