quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Parabéns aos aprovados 2012!!

Com muita alegria venho aqui escrever no blog, pelo 3o ano seguido, os parabéns aos alunos aprovados.

A grande alegria é que TODOS os alunos que fizeram o preparatório durante o ano ou no interprovas e foram para segunda etapa foram aprovados.

(Não estou contando aqui o minicurso de natal de 3 encontros, onde não houve totalidade de aprovações, mas a maioria foi aprovada).

Entre os  que fizeram o curso regular e foram pra segunda etapa, 100% de aprovação!!

Um pre-vestibular de massa aprovar grande número de alunos é uma coisa. Mas uma sala de 15 alunos conseguir várias aprovações em medicina  na UFMG é uma coisa sensacional. E isso é mérito dos alunos e dessa equipe linda (e unida) que nos tornamos.

Do que é feita uma vitória

Geralmente,  em sites de pre-vestibulares celebram-se os vitoriosos. Aqui gostaria de fazer algo diferente. De falar da caminhada até essa vitória.

Há 3 anos comecei com salinha. E no primeiro ano conheci Ana Carolina Roberto, que havia entrado na salinha com mais duas amigas.As duas passaram. Não ela. No próximo ano, ela persistiu e voltou a sala com outra amiga, mas foi barrada no ENEM. A amiga passou em veterinária e o namorado, também meu aluno, no Direito. Persistiu novamente,  e foi aprovada na Medicina UFMG.

Flavia Souza também entrou na salinha no primeiro ano, não passou e sumiu. Reapareceu dois anos depois  e passou em biomedicina. Lembro do primeiro ano ela foi no churrasco de revisão lá em casa, quando foram Tiago Amorim (que passou em medicina naquele ano) , Emanuela Fabiana Bueno ( que passaram em medicina no ano seguinte)


Bruno Righi foi meu aluno no Mais, depois na salinha. Pensou , ano passado, que não ia passar em medicina. Abandonou o treinamento. Descobriu  que havia passado no ENEM a uma semana da segunda etapa. Tentou se recuperar,foi lá para casa estudar, mas nao passou. No outro ano estudou demais.Até la em casa, de novo. E passou na UFF e UFMG, também medicina.

Há exato um ano, Leticia Lage me ligou querendo informações de salinha. Ficou sabendo pelo orkut! Eu estava no RN. Um ano depois, aqui no RN de novo, fico sabendo da aprovação dela em Farmácia. E fiquei devendo a música sertaneja na aula para ela...

Eu não me lembro como conheci Julia  Guimarães. Eu só sei que agora não quero mais me perder dela. Nunca vou esquecer da gente saindo da salinha ano passado, quando ela descobriu que não havia passado no ENEM. Pegamos o elevador. Dei um abraço, ela chorou, e o abraço persistiu, mesmo o elevador descendo e subindo. Mas eu tinha a certeza que aquilo era um adiamento. Ontem li seu recado no meu celular dizendo que havia passado no curso de Medicina da UFMG.

Patrícia, aprovada em Odontologia UFMG sempre reclamava que vinha de longe, tinha que pegar onibus na via expressa. Estudava no Pre-Federal e acho que foi no Curso de Aprofundamento de Biologia(CAB) que nos conhecemos. Fiquei triste porque havia me falado que ela seria eliminada no ENEM por uma falha na inscrição. Mas que bom que estava enganada. Veio o resultado do ENEM, ela havia passado, e depois a prova aberta.

Eu sempre pergutava para Camila Silva sobre seu preparo para o ENEM, sempre me esquecendo que ela nao faria a prova. Formada em Biblioteconomia, entrou na sala para se preparar para obtenção de novo titulo em Nutrição, e passou. Agora merece comemorar a vitória em Caraiva - BA.

Tomas Henrique chegou no curso interprovas, muito focado, dedicado. Mas eu nunca esquecerei mesmo do dia do documentário sobre serpentes, na qual ele fez barulhos dificeis de reproduzir aqui, emocionado com o video. Ele,Leticia Lage e Bruno foram lá em casa, quando falei que a luta deles acabaria naquela semana, quando fariam a prova. E foi o que aconteceu,todos passaram e Tomas é calouro da Medicina/UFMG.

Pedro Henrique estava no 3o ano, relutou em fazer a salinha e acabou entrando.Foi meu aluno no Mais. E passou em medicina na UFMG direto!

Rafael Freitas, APAIXONADO por Odontologia passou nesse curso em duas universidades federais. Luiza Motta passou em biologia, o Melhor Curso de Todos. E eu quando penso nos dois lembro do macarrão da vovó na casa da Luiza, que eu perdi!

Alexandre Lima eu conheci na sala, em uma visita. Voltou, ficou, estava começando seu treinamento.Não falarei aqui que mordi sua cabeça no meio da aula, para nao ficar estranho.Fomos um dia com Rafaela (Medicina UFMG 2011), Alan Araujo (7o lugar Medicina UFMG 2011) e Julia ( Medicina UFMG 2012) na casa da Gabriela Brandão (Medicina UFC 2011) ver documentário, e lá comemos nescau (aquele tipo sucrilhos) .  Passou em Psicologia na UFMG, que tem tudo a ver com ele. Comemoramos seu aniversário no Baby Beef, e comi demais.

Vitor Menezes, o último aluno para quem eu dei aula antes da prova, passou em Farmácia. Foi la para casa fazer revisão com sua prima. Comeu bolo da minha mãe e pizza. Teve que dividir o tempo de estudo com o tempo do trabalho. E venceu.

Do que é feita a vitória? Sem dúvida de persistencia e de estudo. E, claro, boa orientação. Tantas histórias diferentes e sim, tantas vitórias.Muitas delas construidas com derrotas. Não há um caminho único para aprovação, um único pre-vestibular ou professor. Pré-vestibulares, salinhas e professores são acessórios importantes ao treinamento. Mas foram esses estudantes, com sua dedicação pessoal, que venceram. PARABÉNS A TODOS!


Participe da Sala BioQuímica! Clique AQUI para saber sobre nossos cursos ou mande email para dúvidas em salabioquimica@gmail.com

Veja a lista de aprovados de outros anos AQUI  e seus depoimentos AQUI.












sábado, 14 de janeiro de 2012

Atividade: Doação de sangue e o vestibular



Atenção, INSTRUÇÕES
Esta atividade apresenta 3 partes : 1) Lista de exercício , 2) texto de apoio e 3)video-aula de correção de exercício. Resolva a lista de exercícios primeiro, leia depois o texto de apoio e complete o treinamento vendo os comentários nos dois vídeos. Escreva nos comentários suas dúvidas.


PARTE 1:LISTA DE EXERCíCIO
Antes de assistir as video-aulas a seguir, imprima e faça as questões sozinho, conferindo o gabarito e utlize os vídeos para correção.





PARTE 2: TEXTO DE APOIO


O Fracionamento do Sangue
fonte: Site Hemominas

Vários sistemas de grupos sanguíneos são encontrados no sangue. Os mais importantes para a transfusão de sangue são os sistemas ABO e Rh.Um indivíduo pode ter sangue de um dos quatro grupos sanguíneos O, A, B ou AB que funciona da seguinte forma:
Doador
B
A
AB
O 
Receptor
B-AB
A-AB
AB
AB-B-A-O
Estes grupos sanguíneos poderão ser de fator Rh positivo ou negativo. Numa amostragem de doadores da Fundação Hemominas observa-se:
Grupo sanguíneo
O
A
B
AB
TOTAL
Positivo
42,0%
32,2%
11,1%
3,5%
88,8%
Negativo
5,3%
4,1%
1,4%
0,4%
11,2%

O sangue colhido é sempre separado em vários componentes e cada paciente receberá aquela parte que seu organismo precisa. O sangue doado passa por um processo chamado fracionamento , no qual são obtidos os componentes sanguíneos, que são transfundidos a vários pacientes.


Logo após o término da doação, o sangue passa por um processo de centrifugação em equipamento especial; daí, ocorre a separação dos hemocomponentes que serão utilizados em transfusão, conforme a necessidade dos pacientes. São eles:
Concentrado de hemácias (CHM) – é a parte vermelha do sangue que contém as hemácias, células sanguíneas responsáveis pelo transporte do oxigênio para todo o corpo humano. É utilizado em anemias agudas como as causadas por hemorragias que ocorrem, por exemplo, em acidentes ou cirurgias com grande perda de sangue.
 Concentrado de plaquetas (CP) – é um componente claro, que contém as plaquetas, células responsáveis por um dos mecanismos de coagulação que impedem a continuidade do sangramento, formando um tampão nos vasos sanguíneos. É utilizado em caso de alteração da função ou diminuição do número de plaquetas,como ocorrem em leucemias e quimioterapia.
 Plasma fresco congelado (PFC) – é a parte líquida do sangue, clara e que contém fatores de coagulação responsáveis pelos outros mecanismos de coagulação, além da plaqueta. É utilizado em sangramento e deficiência de vários fatores de coagulação como as que ocorrem em grandes queimados e portadores de hemofilia B.
Crioprecipitado (CRIO) – é um precipitado originado do descongelamento do PFC em temperatura de 4° C, rico em fator VIII, fator XIII e fibrinogênio. É utilizado em pacientes com deficiência de fatores de coagulação (fibrinogênio e outros).


Questão da prova da medicina UFMG
Compare as informações  sobre a frequência dos tipos sanguineos , fornecida pelo site do Hemominas, e o quadro da questão do vestibular de  Medicina UFMG 2012:

Grupo sanguíneo
O
A
B
AB
TOTAL
Positivo
42,0%
32,2%
11,1%
3,5%
88,8%
Negativo
5,3%
4,1%
1,4%
0,4%
11,2%



B)Questão da UFMG



Compare, ainda, a figura fornecida pelo site (citada acima) e a figura da questão da UFMG:


CONCLUSÃO
A questão 2 da prova da UFMG 2012 foi feita com base no site da Hemominas, esse site é indicado para o aluno usar como fonte, e existem conceitos interessantes lá sobre AIDS, funções do sangue, janela imunológica e outros.

PARTE 3: VIDEO-AULA Doação de sangue e o vestibular

Primeira parte da video aula

Segunda Parte do Vídeo




sábado, 7 de janeiro de 2012

Sistema Circulatório e o vestibular da UFMG

Queridos alunos, como pedido, comento aqui as questões da UFMG do Vestibular de Medicina. Mais do  que dar resposta, meu interesse nesse vídeo  é comparar as questões deste ano com a dos anos anteriores, assim podemos  definir formas de estudo para essa prova.

QUESTÃO 1: CORREÇÃO E COMENTÁRIOS



QUESTÃO 2: CORREÇÃO E COMENTÁRIOS, 1a parte


QUESTÃO 2, 2a parte: Questões de outros vestibulares e conclusão

O que você quer ver no blog da Sala BioQuímica?